José Sarto participa de discussão sobre inovação na política sobre drogas

Prefeitura de Fortaleza (CE)
02/03/2023

O prefeito de Fortaleza(CE), José Sarto (PDT), participou, nessa quarta-feira (01), no Teatro São José, do Café Labifor temático sobre inovação na política sobre drogas, evento realizado por meio do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Na ocasião, o prefeito assinou termo de cooperação com o Museu da Fotografia de Fortaleza, estabelecendo parceria para beneficiar usuários de drogas em tratamento por meio do acesso a atividades artísticas e culturais.

O encontro reuniu gestores municipais, representantes de universidades e de instituições que atuam na área e fez parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.

“Este Café Labifor veio estudar maneiras inovadoras de estabelecer um bom diagnóstico, baseado em evidências, que sirva de base para traçarmos uma estratégia de tratamento no caso da política sobre drogas e construirmos um eficiente Plano Municipal de Política sobre Drogas”, afirmou o pedetista José Sarto.

A programação do Café Labifor incluiu a apresentação do relatório do Levantamento de Cenas de Uso em Capitais (Lecuca), pela professora Clarice Madruga, psicóloga e PhD em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo/Kings College London, pós-doc em Epidemiologia e coordenadora do Lecuca. Na ocasião, também ocorreu uma partilha do processo de elaboração do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.

“Nosso plano vem com esse caráter da inovação, porque estamos cruzando dados de diversas pesquisas, de diferentes áreas, para construir um plano municipal duradouro, com perspectivas inovadoras, para atender a população que mais precisa”, ponderou o coordenador da CPDrogas Teka Lenz.

Segundo o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, o evento contribuiu para pensar soluções para os problemas da cidade de uma forma inovadora. “É fundamental que diversos olhares convirjam a partir das informações disponíveis pra que a gente possa ter uma política sobre drogas realmente acolhedora, centrada no indivíduo, e que a construção do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas reflita essa concepção baseada na ciência, em dados e evidências”, ressaltou.

Projeto Redesenhando Histórias

Reinserir usuários químicos na sociedade por meio da arte e da cultura é o principal objetivo do Projeto Redesenhando Histórias, desenvolvido desde 2018 pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas). A iniciativa possibilita que os participantes possam usufruir de espaços até então inacessíveis. As obras são expostas em equipamentos públicos da Capital e em julho de 2022, alguns dos participantes tiveram suas obras expostas no Museu da Fotografia, na ação da Semana Municipal sobre Drogas.

Além de proporcionar exposições anuais, o projeto realiza diversas visitas semanais tanto ao Museu da Fotografia quanto a outros equipamentos de arte e cultura de Fortaleza. Esses encontros garantem que os usuários em tratamento tenham acesso aos espaços e visam estimular o processo criativo de cada um.

Segundo Teka Lenz César, “o museu ofereceu uma grande parceria, na qual além de fazer exposições itinerantes pela cidade com fotografias dos usuários em tratamento na Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Fortaleza, eles vão fazer treinamentos e qualificações para esse público interessado na fotografia”. Para celebrar a parceria, o Café Labifor contou com a exposição “A cidade em que habito”, que é fruto do projeto.

Labifor

O Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor) foi criado em outubro de 2021 e é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Possui atualmente 28 projetos em fase piloto em várias áreas, como resíduos sólidos (Re-ciclo e mini ecopontos), meio ambiente (Microparques) e inclusão digital e geração de emprego e renda (Juventude Digital e Centro de Recondicionamento Tecnológico – CRT). A primeira edição do Café Labifor foi realizada no ano passado e contou com a participação de Caio Werneck, consultor em Design e Inovação Pública que faz parte do programa Innovation Training, do Bloomberg Centro de Inovação Pública/Johns Hopkins University.