José Sarto entrega reforma da Praça Dep. Roberto Mesquita e nova Areninha, em Fortaleza (CE)


Prefeitura de Fortaleza (CE)
28/02/2023

O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT) entregou, nesta segunda-feira (27), as obras de reforma da Praça Deputado Roberto Mesquita, no bairro Bela Vista. O projeto foi responsável pela requalificação de todo o espaço e contou também com a instalação de uma Areninha para a região.

O equipamento recebeu melhorias urbanísticas como troca de pisos e cerca de 938,93m² de novas calçadas, com itens de acessibilidade como piso portátil e rampas, além de nova iluminação e mobiliários urbanos como bancos e lixeiras.

“Esta é uma requalificação de um pacote de 20 praças, proporcionando um espaço para a comunidade não apenas da Bela Vista, mas também de todo o entorno. Com muita honra venho aqui, como prefeito, entregar esse ambiente de convivência da família e de estímulo ao pequeno comerciante”, declarou o gestor pedetista José Sarto.

Além disso, o logradouro recebeu a 101ª Areninha da Capital, construída sobre os espaços de uma antiga quadra do bairro. Com 445,50m2, a área possui grama sintética, alambrado, nova iluminação e irá funcionar no formato de campo society, proporcionando às crianças e jovens do bairro mais oportunidades de formação social e diversão.

“Vamos abrir aqui mais um núcleo do programa Atleta Cidadão, que funciona como um contra turno escolar. As Areninhas são a maior política pública do Brasil, e recebemos autoridades de todo o país para aprender sobre o papel social do equipamento. Nossa gestão já entregou 27 Areninhas em dois anos”, detalhou o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), Ozires Pontes.

As obras também contemplaram a instalação de futmesa, reforma da academia ao ar livre e do playground. As obras, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), tiveram investimento de cerca de R$ 270 mil.

“A gestão do prefeito Sarto tem focado na infraestrutura e na educação nos bairros mais carentes, locais que precisam se urbanização, drenagem e saneamento, para melhorar a vida do povo que mais precisa. Cerca de 97% das obras em termos de infraestrutura estão justamente nesses bairros”, enfatizou o titular da Seinf, Samuel Dias.

Morador da Bela Vista, Rooney Felipe, de 18 anos, iniciou no mesmo dia da entrega oficial da Areninha suas atividades no Atleta Cidadão e já chegou praticando o futebol de mesa na nova estrutura. “Aqui nós só tínhamos uma quadra toda quebrada e uma mesa de plástico. Estou achando maneiro, conhecendo gente, primeira vez que vejo aqui tão lotado”, disse.

Saiba mais

O projeto Areninhas teve início em 2014 e está requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar à população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.