José Sarto assina ordem de serviço para obras de interligação de esgoto em Fortaleza (CE)


Prefeitura de Fortaleza (CE)
04/06/2021

O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT) e a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, assinaram nesta sexta-feira (04), a ordem de serviço para as obras que vão proporcionar a interligação à rede de esgoto de moradias de baixa renda situadas na bacia da vertente marítima, que inclui bairros como Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Jacarecanga e Pirambu, localizados na região oeste de Fortaleza.

Com a iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos fortalezenses, principalmente dos que moram na periferia.

“É um projeto extremamente importante na área da saúde, do meio ambiente e do saneamento. Vai realizar mais de duas mil ligações e certamente vai impactar muito positivamente nas condições de balneabilidade do Litoral Oeste”, enfatizou o prefeito.

O projeto “Se Liga na Rede” faz parte do programa “Fortaleza Cidade Sustentável (FCS)”, que visa à integração dos ambientes natural e construído da cidade. Tem como objetivo impedir que o esgoto de moradias que ainda não estão interligadas à rede vá parar na orla marítima da região, tendo como grande benefício possibilitar a melhoria na balneabilidade da orla situada na região oeste de Fortaleza. A assinatura faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre neste sábado (05).

De acordo com a secretária Luciana Lobo, este é o primeiro financiamento específico para a área ambiental e de sustentabilidade. “São obras que vão impactar positivamente o meio ambiente da cidade e a vida dos moradores, em especial os residentes nos bairros das áreas de intervenção e no seu entorno. O Se liga na Rede vai gerar muitos dividendos socioambientais e mais do que obras de engenharia, trata-se de uma grande inovação social”, ressalta.

O projeto Se Liga na Rede, assim como os demais projetos do FCS, será financiado por meio da contratação de operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial), no valor de US$ 73,3 milhões.

“A gente está cuidando, além da saúde, do meio ambiente, do saneamento da Cidade. A gente sabe que, a cada dólar investido no saneamento, a gente economiza uma despesa de quatro dólares na saúde pública”, defendeu o prefeito Sarto.

Todo o processo se inicia pela mobilização social para a compreensão da problemática causada pelo esgoto não interligado à rede, visando à sensibilização e conscientização para entendimento dos benefícios e consequente aceite para as obras de interligação. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é a responsável pela condução de parte do processo e irá realizar os procedimentos técnicos de interligação.

O contrato com a Athos Construções, empresa vencedora do processo licitatório, é no valor R$ 21.280.800,58 e o serviço deverá ser executado em 24 meses. Estão previstas até 2.500 ligações intradomiciliares de esgoto, a partir da mobilização social em 8.000 imóveis, além da fiscalização de 13.000 imóveis não conectados à rede de esgoto.

Para assegurar que a atuação da contratada esteja alinhada às diretrizes e propósito do Programa FCS, os agentes de mobilização da empresa estão sendo preparados previamente para uma atuação em campo que contemple além dos aspectos técnicos a percepção de questões socioambientais, tornando-os aptos para exercerem seu papel como agentes de mobilização do projeto.