José Sarto assina convênio com o Sebrae para qualificar mais de 30 mil empreendedores de Fortaleza (CE)

Prefeitura de Fortaleza (CE)
28/06/2021

O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT) assinou, nesta segunda-feira (28), um convênio de cooperação técnica celebrado entre a prefeitura do município e o Sebrae/CE para a implantação do Programa Fortaleza Capacita. Serão realizadas ações conjuntas para qualificar gratuitamente mais de 30 mil empreendedores de Fortaleza, sendo 25 mil por meio de capacitações gerenciais e outros 5.640 através de consultorias.

“Esse momento é riquíssimo para a retomada do desenvolvimento econômico de Fortaleza. Estou otimista com essa equipe, esse amor por Fortaleza que todos temos. Vamos continuar trabalhando para fazer Fortaleza brilhar e permanecer como primeiro PIB das capitais nordestinas”, declarou José Sarto.

O prefeito acrescentou que a prefeitura disponibiliza o hotsite Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae, por onde os interessados podem efetuar sua inscrição.

A formalização do convênio contou com a presença dos secretários municipais do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, e da Educação, Dalila Saldanha, além do diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Ricardo Cavalcante.

Também participaram membros da diretoria executiva do Sebrae/CE: Joaquim Cartaxo (superintendente), Alci Porto (diretor técnico) e Airton Gonçalves (diretor de administração e finanças).

“Essa parceria vai impactar muito a vida do pequeno empreendedor, aquele que vende no seu bairro. Vamos ter treinamento, ensinar a fazer orçamento, coisas que parecem simples, mas vão melhorar a vida do empreendedor. Isso vai fortalecer a política de desenvolvimento econômico”, acrescentou o prefeito.

O convênio de cooperação entre a prefeitura e o Sebrae terá duração inicial de 12 meses. Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, as aulas e consultorias serão realizadas pela internet em formato síncrono. As primeiras turmas já têm início nesta segunda-feira (28/06), com cursos nas áreas de finanças, marketing, planejamento, processos e gestão de pessoas.

Os interessados em participar das capacitações gerenciais e consultorias podem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico pelo telefone 0800 081 4141 ou pelo e-mail [email protected]. As inscrições para o Programa Fortaleza Capacita poderão ser feitas no Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/).

Educação empreendedora

Durante a solenidade, também foi formalizada a parceria com o Sebrae/CE para implantação do Programa Empreendedor do Futuro, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Com a iniciativa, que terá início a partir de agosto, serão contemplados mais de 90.000 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal com a metodologia do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O objetivo é proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que estimulem o empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento pessoal, a cidadania ativa, a inclusão social e a empregabilidade.

Os alunos atendidos no contraturno escolar terão acesso a conteúdos voltados para o empreendedorismo, dentro das temáticas trabalhadas pela disciplina “Formação para a Vida”.

A parceria possibilitará, ainda, formação de coordenadores e monitores voluntários; acompanhamento para o desenvolvimento de Projeto; iniciativas para o desenvolvimento de uma jornada empreendedora que favoreça momentos de inspiração, ideação e prototipação, ocasião em que os estudantes/empreendedores desenvolverão competências empreendedoras.