José Sarto anuncia a distribuição de 70 novos respiradores para hospitais de Fortaleza (CE)


Prefeitura de Fortaleza (CE)
15/04/2021

O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), anunciou, nessa quarta-feira (14), a distribuição de 70 novos respiradores para a rede hospitalar municipal. Doados por um grupo de empresários e instituições da iniciativa privada, os equipamentos irão fortalecer a capacidade assistencial para a internação de pacientes acometidos por casos graves da Covid-19.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, Sarto afirmou que, diante da demanda hospitalar, o reforço proporcionará a expansão de leitos exclusivos ao tratamento da doença, incluindo quadros de maior complexidade.

“Estamos diante de equipamentos de altíssima qualidade, que farão um diferencial tremendo na assistência a pacientes e no trabalho das nossas equipes de saúde para salvar vidas”, afirmou o prefeito.

Os respiradores chegaram de Santa Catarina para Fortaleza na madrugada dessa quarta-feira (14) e já estão sendo distribuídos pela rede hospitalar municipal: Hospital da Mulher (10), Instituto Dr. José Frota (20), Frotinha de Messejana (5), Frotinha da Parangaba (5), Frotinha do Antônio Bezerra (6), Gonzaguinha do José Walter (6), Gonzaguinha da Barra do Ceará (3), UPA Vila Velha (3), UPA Edson Queiroz (3), UPA Bom Jardim (3), UPA Itaperi (2), UPA Cristo Redentor (2), UPA Jangurussu (2).

Acompanhado pelo vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, Sarto detalhou a articulação entre a administração pública municipal e a iniciativa privada.

“Há cerca de 20 dias, dialogamos acerca da necessidade de expansão de leitos de UTI na cidade. Por meio da sensibilidade dos envolvidos, a doação de 70 respiradores aconteceu de forma célere e contou com a colaboração de muitos e muitas que amam Fortaleza”, informou Edvaldo.

Os valores investidos pela iniciativa privada, de acordo com o prefeito, giram em torno de R$ 5 milhões. O transporte aéreo da carga, realizado pela Azul Linhas Aéreas, aconteceu de forma humanitária, sem custos para o município.