José Sarto acompanha ampliação de leitos para tratamento da Covid-19 em Jangurussu, Fortaleza (CE)


Prefeitura de Fortaleza (CE)
24/02/2021

O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto, acompanhou, nesta quarta-feira (24), a logística de implantação de novos leitos de enfermaria e terapia intensiva na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jangurussu, para tratamento da Covid-19. As novas instalações foram necessárias em virtude do aumento do número de casos e internações pelo novo Coronavírus na capital.

Desde o início da manhã, 30 leitos de observação, implantados em estrutura anexa, estão operando na Unidade para otimizar o atendimento diante de casos moderados da doença. De acordo com o prefeito, até a próxima sexta-feira (26), 10 outros leitos adicionais irão fortalecer a assistência oferecida pelo equipamento, totalizando 40 vagas específicas para pacientes contaminados.

“A ampliação de leitos é muito importante neste momento em que a pandemia toma um caráter quase exponencial. Nós acompanhamos os dados diariamente e, nos últimos dois dias, estamos diante de um crescimento ainda maior”, alertou Sarto.

Ao todo, as UPAs municipais deverão abrigar, ao longo dos próximos dias, 170 leitos de observação específicos para quadros sugestivos e confirmados. O aprimoramento da capacidade de resposta do município inclui, ainda, a ampliação da assistência hospitalar.

“Ontem, atingimos 88 leitos de hospitalização para enfermaria Covid no Hospital da Mulher. No último sábado, visitamos o Frotinha de Messejana, onde iremos entregar, até a próxima segunda-feira, 62 novos leitos da enfermaria. Já o IJF (Instituto Doutor José Frota) vem operando, desde a última segunda-feira, com 10 novos leitos de UTI, perfazendo 50 leitos Covid”, detalhou, antecipando que, em uma semana, 10 novos leitos irão fortalecer a estrutura garantida pelo hospital.

Simultaneamente, o Hospital Fernandes Távora e o Sopai vêm garantindo a otimização da assistência por meio de leitos contratualizados. Diante do cenário vigente, Sarto destacou, ainda, a importância da atuação do Governo do Estado do Ceará.

“O Governo tem ampliado a oferta de leitos de enfermaria e de terapia intensiva, basicamente, no Hospital São Camilo e nas estruturas anexas do Hospital Geral de Fortaleza e do Hospital de Messejana”, acrescentou o prefeito.

Novas doses da vacina contra a Covid-19

Ao longo desta semana, o Ministério da Saúde deverá efetivar o envio de novas remessas de imunobiológicos disponíveis para o Estado do Ceará. “Em breve, receberemos 80.500 doses da CoronaVac e 49.700 doses da AstraZeneca, totalizando quase 130 mil vacinas, que deverão ser entregues até o fim de semana para serem distribuídas pelos municípios cearenses. Fortaleza, por abrigar um maior número de habitantes e por atravessar uma situação mais crítica, deverá receber uma porção maior dessas doses”, estimou José Sarto.

Responsabilidades compartilhadas

Até o momento, mais de 115 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Fortaleza. No entanto, de acordo com o prefeito, a imunidade coletiva será alcançada, apenas, mediante a vacinação de 60 a 70% da população. Diante dos indicadores vigentes, o atual quadro pandêmico requer responsabilidades compartilhadas.

“Enquanto a vacina não chega para todos, é essencial o cumprimento das medidas previstas nos decretos da Prefeitura e do Governo do Estado. A população precisa seguir evitando aglomerações, usando máscara, higienizando adequadamente as mãos e cumprindo o isolamento o quanto possível. Estamos tentando preservar as atividades econômicas para não prejudicar a renda de quem precisa trabalhar, mas é importante que todos compreendam que estamos em ascensão de casos. A circulação viral ainda é muito grande em todos os bairros”, enfatizou o pedetista.

Para evitar aglomerações nos transportes coletivos, a Prefeitura de Fortaleza ampliou a frota disponível, sobretudo, em horários de pico e intensificou a fiscalização em territórios estratégicos da Cidade.

Para assegurar o cumprimento de protocolos essenciais, órgãos de fiscalização municipais e estaduais seguem atuando em estabelecimentos comerciais e logradouros de Fortaleza.

“Estamos buscando conscientizar a população para que não descumpram os horários de funcionamento permitidos, não promovam aglomerações e tampouco organizem eventos clandestinos. A nossa capacidade assistencial vem sendo ampliada, mas é finita. Por isso, é importante contar com a colaboração de todos e todas”, concluiu o prefeito José Sarto.