José Bonifácio recebe estudantes cabo-frienses para um dia como gestores públicos no projeto “Cidade Jovem”


Prefeitura de Cabo Frio (RJ)
01/12/2022

O prefeito de Cabo Frio (RJ) José Bonifácio (PDT), recebeu os alunos do ensino público do município escolhidos para o projeto “Cidade Jovem” para um dia especial na sede da Prefeitura e na Câmara de Vereadores. Os alunos foram empossados para viver um dia como gestor público, acompanhando o trabalho nos cargos do Poder Executivo e Legislativo, junto aos titulares das pastas. A cerimônia distribuiu os estudantes entre as secretarias, autarquias e a Câmara de Vereadores.

Os estudantes foram selecionados por meio de um concurso de redações, com o tema “Democracia é cidadania quando…”, de acordo com o Programa Direito e Cidadania, que acontece em uma parceria entre a Câmara Municipal e a Secretaria de Educação. Os jovens ocuparam cargos de prefeito, chefia de gabinete, presidente da Câmara de Vereadores, secretários municipais e presidente de autarquia. Durante todo o dia, os estudantes realizaram as atividades com cada titular dos cargos.

O projeto Cidade Jovem retornou ao calendário de ações da Prefeitura de Cabo Frio em 2021, após ter acontecido entre os anos de 1977 e 1982, também no governo do prefeito José Bonifácio.

“Os alunos que estão participando do Cidade Jovem tiveram uma experiência única, aproveitando o máximo possível. Entre mais de 30 mil alunos da rede municipal e os da rede estadual, os escolhidos acompanharam um dia intenso de trabalho de cada área. É importante que perguntem e não deixem dúvidas”, disse o prefeito José Bonifácio, analisando mais uma edição do projeto.

Ao fim de um dia de muito intenso, em que puderam conhecer de perto a rotina de trabalho e a estrutura dos órgãos da administração pública municipal, os jovens receberam um certificado de participação no projeto, em uma solenidade realizada no Palácio das Águias, recém-entregue inteiramente revitalizado ao município pelo Banco Itaú. A cerimônia foi acompanhada por familiares e professores dos estudantes e pelos gestores públicos a quem eles substituíram. A vereadora Alexandra Codeço representou a Câmara Municipal.

A secretária de Educação, Elicéa da Silveira, ressaltou a importância do resgate do projeto, ao qual atribui a possibilidade de motivar os jovens a futuramente seguir carreiras ligadas ao serviço público.

“A importância do projeto é mostrar aos alunos da rede municipal como é o governo por dentro. Então ele vê tudo o que o secretário faz; tudo do que o governo se ocupa. É uma experiência que vai para o resto da vida. Eu conheço alunos que, quando crianças, participaram desse projeto, e hoje sentem o maior orgulho. É uma aprendizagem que não será esquecida nunca”, destacou Elicéa.

Na condição de “prefeita por um dia”, a estudante Mariana dos Santos Nunes, do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi, teve a palavra concedida pelo prefeito José Bonifácio e não titubeou em aprovar a experiência.

“Eu estou muito feliz de estar aqui. Eu não imaginava que poderia passar nesse concurso, talvez até imaginava, mas não pensava que pudesse ser real. Eu imaginava que pudesse conhecer o prefeito, mas não passar o dia inteiro com ele. Quero dizer que eu gostei muito, é uma experiência que vou levar para a vida toda, e que acrescentou muito pra mim”, disse, sem se inibir com o público.

Após a cerimônia, estudantes, familiares e gestores se confraternizaram durante um coquetel, com a apresentação da cantora Bella Brum.