PDT elege, pela 2ª vez consecutiva, presidente da Câmara Legislativa do DF

Deputado Distrital Joe Valle (PDT-DF)O deputado distrital Joe Valle (PDT-DF) foi eleito presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quinta-feira (15). Ao todo, 24 parlamentares participaram do pleito, em uma disputa acirrada entre o pedetista e seu adversário Agaciel Maia (PR), finalizada com 12 votos para cada. O desempate que deu a vitória ao pedetista foi estabelecido de acordo com o Regimento Interno da Casa, que seleciona o  vencedor  de acordo com quatro critérios: número de legislaturas dos candidatos, o partido com maior número de deputados distritais, número de votos obtidos pelo parlamentar na última eleição e idade. O pedetista levou vantagem por ter mais mandatos que Maia. Embora ambos tenham sido eleitos duas vezes (2010 e 2014), Joe Valle chegou a ocupar o cargo de deputado distrital como suplente por dois dias, em 2006. Essa é a segunda vez consecutiva que um pedetista é eleito para presidir a Câmara Legislativa. Valle substitui a presidente afastada, Celina Leão (PPS), que saiu do PDT no final de fevereiro deste ano. Perfil Joe Carlo Viana Valle nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1964. Ele já ocupou o cargo de secretário da Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e, no Executivo local, o cargo de presidente do Emater. Engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília (UnB) ele é um dos principais produtores de alimentos orgânicos do país. Seu primeiro mandato como deputado distrital começou em 2010, tendo sido reeleito em 2014.

Perfil