João Otávio lança livro sobre Brizola, seu pai, na segunda (28/3) no Rio

O arquiteto João Otávio Goulart Brizola, único filho de Leonel Brizola ainda vivo, lança no Rio de Janeiro na segunda-feira que vem  (dia 28/3) às 19 horas, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, o livro ‘Minha vida com meu pai, Leonel Brizola” – que  conta detalhes da vida de Leonel Brizola sob o ponto de vista dele, João Otávio.  Arquiteto, João Otávio trabalhou diretamente com o pai no projeto dos Cieps, as escolas de tempo integral, e pouco antes dele morrer, em 2004, administrava  a propriedade da família no Uruguai.

O livro é lançamento da Editora Planeta, custa R$ 34,00, e pode ser encontrado em livrarias virtuais como a Saraiva e a da  ‘Folha de São Paulo’. Segundo síntese publicada na Folha de São Paulo, o livro de João Otávio  “não é uma daquelas biografias “chapa branca”, onde sobram elogios, porque da forma mais imparcial possível, João revela como era o seu pai no cotidiano (…) Amado por muitos, odiado por outros, e considerado o herdeiro político de dois ex-presidentes do Brasil, Getúlio Vargas e João Goulart”.

brizola.os.filhos
Brizola conversa com Alceu Collares tendo ao seu lado os três filhos: José Vicente (de bigode), João Otávio e Neusa Goulart Brizola

Ainda segundo a Folha, “João Otávio lembra como foram os primeiros anos do pai como político, esmiuçando momentos marcantes como o suicídio de Getúlio e o movimento legalista, liderado por Brizola para empossar Jango na presidência após a renúncia de Jânio Quadros. Íntimo tanto do pai quanto do tio, como nenhum de seus irmãos ou dos filhos de Jango foi, João narra em detalhes os questionamentos que um fazia ao outro. Em especial, conta como foi o golpe militar de 1964 e a tentativa de Brizola, barrada pelo próprio Jango, de retomar o movimento legalista para manter o presidente/cunhado no poder”.

A notícia do jornal sobre o livro conclui dizendo que “emocionante também são os 15 anos da família no exílio, onde, mesmo estando longe de tudo, Brizola continuava ausente da vida dos filhos, sempre pensando em política. A volta ao Brasil, a criação do PDT, o governo no Rio, a candidatura à presidência e a relação com a família Marinho são outros pontos fortes deste livro. Mais do que uma biografia, tem-se um retrato dos últimos sessenta anos do país”.

A decisão de escrever este livro é antiga e foi anunciada em junho de 2014  quando João Otávio, o mais discreto dos outros dois filhos de Brizola já falecidos – Neusinha Brizola e José Vicente, o mais velho dos três – anunciou que escreveria um livro sobre sua vida com o pai numa entrevista ao jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre, dez anos após a morte de Brizola por infarto, em 2004, no Rio de Janeiro.  Leia aqui a entrevista:

Outra entrevista sobre Brizola que marcou foi  a feita por Neusinha Brizola, logo após a morte do pai, em 2004. Neusinha, a mais polêmica dos filhos do Brizola, que faleceu em 2011, fala nesta entrevista  à revista ‘Isto É’ de sua admiração pelo pai, da relação dele com os filhos e netos – e do trabalho que deu a ele, na sua juventude.

vida.de.brizola.no.piratini

Brizola, Dona Neusa e os filhos, quando governador do Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. À direita, Dona Neusa e João Otávio, ainda criança. Brizola dizia que Dona Neusa, que o acompanhou no exílio, era uma mulher ‘bonita por fora e por dentro’.