Jardins Filtrantes são destaque de participação de Isabella de Roldão, na Virada ODS em São Paulo


Ascom vice-prefeita Isabella de Roldão
11/07/2022
Iniciativa de filtragem e despoluição orgânica do Riacho do Cavouco, no Recife, foi apresentada pela vice-prefeita

Trazer o afeto e o cuidado com as pessoas para a ordem do dia, promovendo desenvolvimento sustentável com conforto, saúde mental e vida plena para as gerações atuais, sem gerar impactos negativos para as que vão nascer. Esse é o propósito de iniciativas como a dos Jardins Filtrantes, na visão da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, que apresentou o projeto durante a Virada ODS, em São Paulo, ao lado do presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), Marcos Baptista.

Tecnologia de origem francesa, os Jardins Filtrantes são uma solução baseada na natureza que está sendo implantada no Parque do Caiara (Iputinga), para despoluir as águas do Riacho do Cavouco e oxigenar o Rio Capibaribe de forma totalmente orgânica. Para isso, usa plantas aquáticas nativas como filtros naturais. A ação faz parte do CITinova, projeto multilateral financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e executado em parceria com a Aries e o Porto Digital na capital pernambucana.

“Simplesmente filtrar mecanicamente as águas é importante, claro! Mas se eu consigo associar o resultado dessa filtragem ao bem-estar e promovo o reencontro das pessoas com a natureza, estou atrelando a pauta da sustentabilidade à da saúde mental nas cidades, algo urgente e essencial”, destaca Isabella.

Além de falar sobre Tecnologia e Inovação para Cidades Sustentáveis, a vice-prefeita também integrou o painel Cidades e Mudanças Climáticas. Isabella tratou da igualdade de gênero como essencial ao debate sobre a sustentabilidade.

“Sabemos bem que a emergência climática atinge mais as mulheres, principalmente as negras, indígenas e em situação de vulnerabilidade. A crise tem gênero, raça e classe social. Só se faz justiça climática, portanto, com inclusão prioritária dessa população. Não por acaso a igualdade de gênero é o ODS 5”, pontua.

Os projetos de curto, médio e longo prazo do Recife para enfrentar a crise do clima também estiveram em pauta, caso dos investimentos em mobilidade ativa, eficiência energética e resiliência.

A Virada ODS reúne, neste fim de semana, governantes, pesquisadores e ativistas do Brasil e da América Latina para debater políticas públicas voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os painéis do sábado podem ser acessados no linkhttps://m.youtube.com/watch?v=4NqDFpA5h9E