“Celebrar o centenário de nascimento do presidente João Goulart é resgatar a história”


Osvaldo Maneschy e Apio Gomes
04/04/2019

Celebrar o centenário de nascimento do presidente João Goulart, para o Líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE), “é resgatar a História; porque, quando Jango falava em reformas, falava de ações voltadas para o nosso povo mais pobre”. Hoje a palavra “reforma”, segundo André, tem outro significado: são ações em benefício da elite, das pessoas mais ricas, que estão no topo da pirâmide social.

Se as reformas de base defendidas por Jango tivessem acontecido, o Brasil de hoje seria completamente diferente: seria um país mais justo e igual, porque João Goulart defendia, o tempo todo, reformas voltadas para os brasileiros mais humildes. “Jango foi um Presidente que realmente se preocupava com o povão”, sintetizou André Figueiredo.

– “Nós, trabalhistas, sempre nos preocupamos em fazer o Brasil ser realmente do povo brasileiro”, concluiu.

O Centro de Memória Trabalhista produziu mais uma entrevista em homenagem ao centenário do ex-presidente João Goulart. Desta vez, o Líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE) define Jango, em seu depoimento como o “presidente que se preocupava com o povão”.

“Celebrar o centenário de nascimento do presidente João Goulart é resgatar a história, pois quando Jango falava em reformas, falava de ações voltadas para o nosso povo mais pobre. Hoje, a palavra “reforma” significa ações em benefício da elite, das pessoas mais ricas que estão no topo da pirâmide social”, afirma André Figueiredo.

Em seu depoimento, o deputado ainda afirma que, se as reformas de base defendidas por Jango tivessem acontecido, o Brasil de hoje seria completamente diferente.

“As reformas de base seriam indispensáveis para construir um Brasil bem diferente do que nós vimos hoje. A reforma agrária, urbana, educacional aplicando 15% do nosso produto interno bruto (PIB) na educação, seria algo que certamente resgataria a trajetória do nosso povo”, analisa o deputado.

Confira a entrevista completa abaixo: