Jairo Jorge


PDT Nacional
01/08/2018

Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jairo Jorge trabalhou na TV Educativa, TV Guaíba, Rádio Bandeirantes, Ulbra TV, Rede Record e Discovery Kids. Atualmente, conduz o programa Domínio Público, na TV Bah!

Aos 22 anos, Jairo Jorge foi candidato a prefeito de Canoas, o mais jovem do Brasil nas eleições de 1985. Elegeu-se vereador de Canoas, um dos mais votados do Estado em 1988.

Foi autor da lei que reconheceu o Sindicato dos Municipários e da lei do passe livre para idosos com 60 anos.

Foi secretário executivo do Ministério da Educação e como vice-ministro ocupou interinamente a pasta. Foi um dos autores do ProUni, Fundeb, Prova Brasil e um dos coordenadores da implantação da Unipampa, do campus de Palmeira das Missões e o de Frederico Westphalen pela UFSM e da UFFS. Atuou também como pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Ulbra.

Prefeito de Canoas de 2009 a 2016, foi reeleito com 71,27% dos votos numa coligação de 17 partidos e elegendo 20 dos 21 vereadores da cidade. Canoas passou a ser reconhecida no Brasil e no Mundo, recebendo 57 prêmios internacionais, nacionais e estaduais.

Acabou com as filas nos Postos de Saúde e construiu cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre as quais a primeira UPA do Idoso do país.

Na segurança, implantou um moderno Centro de Monitoramento com 180 câmeras, reduzindo em 18% os homicídios, enquanto no estado cresceu 56% no mesmo período.

Educação como prioridade. Construiu 14 escolas, implantou o tempo integral e criou um novo plano de carreira com piso de R$ 4.214,34 para os professores.

No desenvolvimento, criou o Escritório do Empreendedor, reduziu impostos e trouxe 19.808 novas empresas para cidade, aumentando o Índice do ICMS de 3,99 para 7,09, o segundo maior do Rio Grande do Sul. Em oito anos, triplicou o Orçamento de Canoas.

(*) Manteve até o final do seu mandato uma aprovação superior a 75%. Em pesquisa realizada pelo Instituto Methodus e publicada no Correio do Povo em 2015, Jairo Jorge foi o prefeito mais bem avaliado do Estado com 77,8% de aprovação.