Isabella de Roldão, primeira vice-prefeita eleita no Recife, diz que vitória foi “extremamente significativa para mulheres”

Foto: Arquivo pessoal

Portal de notícias G1
03/12/2020

Para a pedetista, conquista é a chance de dar poder de decisão e representação às mulheres

“A vitória da chapa é uma chance de tirar pautas femininas da invisibilidade”, afirmou Isabella de Roldão, primeira mulher a se eleger vice-prefeita no Recife (PE), durante entrevista ao portal de notícias G1, nessa quarta-feira (02). Eleita no último dia 29, a pedetista irá governar ao lado do prefeito eleito na cidade, João Campos (PSB).

De acordo com Isabella, a chapa é extremamente significativa e reflete para todas as mulheres, meninas e adolescentes.

“É uma chance de tirar pautas femininas da invisibilidade, dar poder de decisão e representação às mulheres. Nem sempre é má vontade dos [homens] gestores. Às vezes, as mulheres não são pensadas nas políticas públicas, porque elas não estão ali, porque se normatizou que política é lugar de homens”, afirmou a pedetista.

Para ela, ter uma mulher na vice-prefeitura é um grande diferencial e o fato de ser feminista e lutar por uma sociedade mais igualitária é ainda mais significativo.

“Cada mulher que ocupa um espaço de liderança, seja em empresas públicas ou privadas, transforma em possibilidades reais os sonhos de todas as mulheres serem o que elas quiserem. Elas precisam saber que a gente pode ser o que quiser”, afirmou Isabella.

Questionada sobre o seu trabalho desenvolvido na prefeitura, Isabella de Roldão apontou que entende que o prefeito eleito é João Campos e que as decisões, em casos de discordância, serão tomadas por ele. Mas já antecipou que vai se colocar sempre que necessário. “É importante discordar. Quando todo mundo pensa igual, o mundo não vai para a frente”, declarou a vice-prefeita.

Ainda sobre seu papel como vice- prefeita, Isabela afirmou que não vai ser figurativo na prefeitura. Para ela, sua principal missão, enquanto mulher, é colocar o recorte de gênero em debate.

“Cuidar da mulher é cuidar da primeira infância. Você precisa fortalecer essas mulheres para que a primeira infância transcorra com tranquilidade. Isso vai refletir nas futuras gerações. Parece clichê, mas quando a gente pensa na mulher, a gente pensa no cuidado com os filhos, com a gestão da casa. Em algum momento, a gente vai interromper uma reunião para atender o telefone de um filho. A maioria dos homens não entende que esse é uma função deles”, afirmou a candidata eleita.

Para a ex-vereadora, uma das prioridades da gestão em relação às mulheres deve ser o fim da violência obstétrica e a busca pela universalização do parto humanizado nas maternidades municipais.

“Eu vou estar muito junto de João e do secretário de Saúde. A gente precisa acabar com a violência obstétrica e garantir a humanização do nascimento. Sem isso, não vamos conseguir uma sociedade igualitária. É uma pauta que eu tenho um compromisso de vida. Quero que toda mulher gestante tenha direito ao parto humanizado, que ela saiba que pode fazer escolhas. A lei que garante a entrada das doulas nas maternidades municipais é minha, quando fui vereadora. Eu tive doula nos meus partos e queria que todas as mulheres tivessem direito”, explicou a pedetista.

Sobre a oposição, Isabella afirmou que está disposta a enfrentar os movimentos de reação que possam se opor a suas colocações enquanto vice-prefeita. Ela disse, em tom de brincadeira, que é “tão feminista que se apega à Nossa Senhora, para resistir às situações conflituosas”.

“Em momentos difíceis, eu choro, sofro, me apego com Nossa Senhora, que é mãe também. Estou em oração para receber os movimentos contraditórios com tranquilidade. Virão tempos turbulentos, mas nós vamos persistir no caminho do bem”, disse .

Isabella foi eleita 24 anos depois de a primeira mulher se candidatar a vice no Recife. Em 1996, Maria de Lourdes, do PSTU, era a candidata a vice na chapa de Joaquim Oliveira Magalhães (PSTU).

Perfil

Isabella Menezes de Roldão Fiorenzano é professora, advogada, mãe de três filhos e estudante de nutrição. Filha de Roldão Joaquim, que foi candidato a vice prefeito na chapa encabeçada pelo ex-governador Eduardo Campos em 1992.

Isabella já foi presidente do diretório do PDT em Recife, entre 2015 e 2016, além de vereadora do município de 2013 a 2016, e entre fevereiro de 2019 e abril de 2020, atuou como secretária de Habitação do Recife.