Hissa Abrahão aposta em hospital veterinário público-privado para tratamento de animais abandonados

Hissa Hospital VeterinárioPara resolver os graves problemas relacionados à saúde dos animais em estado de abandono ou em condições de sofrimento extremo, o candidato à Prefeitura de Manaus, Hissa Abrahão (PDT), aposta na criação de um hospital veterinário público-privado. A ideia foi bem recebida pelos moradores da Zona Leste da capital do Amazonas na manhã desta quinta-feira (18).

Previsto no plano de governo Hissa, que integra a Coligação “Novas Ideias, Novo Caminho”, o hospital terá a participação e acompanhamento de profissionais voluntários e organizações que lutam pela causa animal.

“A ideia para a nossa administração é que o hospital preste atendimento gratuito a animais de propriedade de pessoas comprovadamente de baixa renda e aos sem dono, com serviços de consultas, vacinas, internação, cirurgias, além de castração”, explicou.

Hissa explicou que o Brasil é o segundo país do mundo com maior população de animais domésticos, o que exige uma posição rigorosa sobre a adoção de políticas públicas nessa área. Segundo ele, as principais OSCs que atuam nesse segmento em Manaus recebem mais de 30 chamadas diárias para resgate de animais que sofreram envenenamento ou algum tipo de acidente.

O veterinário Moacir Lima, morador do Novo Israel, elogiou a ideia da construção de um local específico para tratamento e profilaxia de cães e gatos, afirmando que poucas famílias têm condições de levar animais domésticos às clínicas rotineiramente. O custo da consulta e o valor cobrado nos remédios, segundo o profissional, inviabiliza a ida às clínicas espalhadas pela cidade.

“Acredito que o hospital irá atender a principal necessidade dos donos de animais no que diz respeito à saúde. Ter um pensamento macro é importante para qualquer um prefeito, mas pensar detalhes como esse é um ponto positivo para quem deseja ganhar a preferência da população”, disse o médico.