Guilherme Landim sugere emendas federais para o Cinturão das Águas do Ceará

Ascom deputado estadual Guilherme Landim
18/09/2019

Nessa terça-feira (17), o deputado estadual Guilherme Landim (PDT-CE) sugeriu que os deputados federais do Ceará possam colocar uma parte das emendas de bancada a qual têm direito para finalização das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Para isso, o parlamentar já deu entrada em requerimento na Casa e colherá assinatura dos demais deputados.

Os trechos emergenciais do CAC estão pouco mais de 8% para a conclusão das obras e esse empenho, segundo Landim, é frente a possibilidade de danos à obra que podem ser causados com a chegada do inverno.

“Os canais estão prontos, mas faltam bueiros, proteção de taludes, calhas para escoamento da água da chuva, o que pode causar danos irreparáveis em vários pontos do canal e interromper a passagem da água”, explica.

Em reunião com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em agosto deste ano, Landim levou a preocupação com a finalização da obra, mas a informação do Ministério era de que a água já teria passagem no CAC quando chegasse ao reservatório de Jati via Transposição.

“Ficamos com essa dúvida e fomos buscar as informações. Foi confirmado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) que sim, a água pode passar. Mas não há garantia de que, em um bom inverno, a obra não tenha sérios danos. Fica o nosso alerta, o nosso pedido e vamos continuar cobrando a retomada dessa obra para atender a todos os cearenses”.

O parlamentar encerrou sua fala cobrando mais uma vez do Governo Federal atenção ao Ceará e o cumprimento do compromisso firmado: o pagamento do recurso que foi empenhado, no valor de R$ 97 milhões, essencial para a retomada da obra, que segue sem data e previsão de desembolso.