Goura cobra que governador Ratinho Jr. assuma a coordenação do combate ao coronavírus no Paraná


Ascom PDT do Paraná
17/03/2021

Deputado ressaltou a importância de o chefe do executivo se esforçar para comprar vacinas e garantir o auxílio emergencial para os mais vulneráveis

O líder do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Goura, cobrou do governador do estado, Carlos Massa Ratinho Jr., que assuma a coordenação do enfrentamento à pandemia do coronavírus no Paraná. O deputado ressaltou que Curitiba está no seu terceiro dia de lockdown e até agora o governador não se manifestou a respeito.

Em pronunciamento feito nessa segunda-feira (15), Goura solicitou ao governador que lidere a coordenação emergencial de medidas restritivas na Região Metropolitana de Curitiba, assim como em outras regiões do estado, que ele participe, sem hesitação, dos esforços que outros governadores estão fazendo para comprar vacinas e que garanta auxílio emergencial para os setores mais atingidos e para as pessoas mais vulneráveis.

O parlamentar lembrou que, na última sessão plenária, na quarta-feira (10), foi questionado pelo líder do governo, deputado Hussein Bakri, pelas críticas feitas ao governador na condução do combate à pandemia no Paraná.

O que queremos do governador

“Venho aqui hoje dizer de forma clara o que eu e milhões de paranaenses queremos do governador. O que nós queremos é entender qual é a política do governo para a vacinação. É cruzar os braços e esperar por Bolsonaro? É fazer parcerias? É comprar ou produzir vacinas? E o que aconteceu com a parceria anunciada para a produção da vacina Sputnik V no Paraná?”, questionou.

“Queremos saber por que nosso estado tem mais de mil pessoas aguardando por um leito, a maior fila de espera do Brasil? E por que, mesmo nessa situação catastrófica, Ratinho Junior foi um dos cinco governadores que não aderiram ao Pacto Nacional de Combate à Pandemia?”, continuou Goura.

O deputado afirmou que são necessárias ações coordenadas em todo o estado para combater o vírus e evitar que mais vidas sejam perdidas.

“Precisamos entender, de uma vez por todas que, sem restrições, o vírus vai continuar circulando e a situação só vai piorar. E que, para ter restrições, é fundamental ter auxílio do governo às empresas e às pessoas desempregadas”, frisou.

Situação no Estado

 Conforme boletim divulgado, nesta segunda-feira (15), pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA), o Paraná registrou 2.136 novos casos e mais 41 mortes pela Covid-19, chegando ao total de 758.740 diagnósticos e 13.519 óbitos.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos com coronavírus, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no estado, é de 96%.

Leia mais sobre a situação da pandemia no Paraná aqui.

Pedágios

Também questionado pelo líder do governo sobre seu posicionamento a respeito da renovação dos contratos de concessão de pedágios no Paraná, Goura foi enfático.

“Ora, desde o ano passado eu venho defendendo com todas as letras: quero transparência nos contratos, redução das tarifas e garantia de segurança também para ciclistas e pedestres, sobretudo nos trechos urbanos. Essa é a minha posição e de grande parte dos parlamentares desta casa. Mas qual é a posição do governador? Até agora não sabemos”.