Fundador do PDT e da Juventude Socialista, Antônio César morre aos 66 anos no Rio de Janeiro


Da Redação
11/06/2021

Com carreira no setor público, economista militou ao lado de Leonel Brizola na defesa do trabalhismo

O PDT e a Juventude Socialista (JS) perderam um dos seus históricos fundadores. O economista Antônio César do Amaral, de 66 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, vítima de infarto.

Com carreira consolidada no setor público, o militante fluminense atuou ao lado de Leonel Brizola na defesa do trabalhismo desde a década de 80, quando o partido governou o estado em duas oportunidades: de 1983 a 1987 e de 1991 a 1994.

Nas gestões pedetistas, se destacou, principalmente, como diretor de Administração de Finanças da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA), atual Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Como assessor, trabalhou na liderança do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e nos mandatos de deputados, além da passagem pela Câmara de Vereadores da capital.

O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, valorizou a trajetória política de mais de quatro décadas do pedetista.

“Perdemos um representativo quadro que militou incansavelmente desde a criação do PDT. Com esses exemplos, seguiremos defendendo as nossas bandeiras em prol da emancipação do povo brasileiro”, afirmou, ao prestar condolências à família e amigos.

Presidente da JS, William Rodrigues salientou o perfil “combativo” de Antônio César no dia a dia da sigla.

“Além de fundador da Juventude Socialista, sempre foi um militante apaixonado e generoso nos caminhos democráticos. Uma perda para todos nós. Seguimos em luta por ele e pelo Brasil”, disse.

O velório será realizado neste sábado (12), às 13h, no Cemitério São Francisco Xavier, que fica localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 311, no Caju, Zona Norte do Rio.