Fundações do PDT, PCdoB e PT lançam livro que avalia legado da esquerda no Brasil


FLB-AP/ Bruno Ribeiro
21/12/2017

As fundações Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PC do B), e Perseu Abramo (PT) lançaram nesta semana o livro digital baseado na Oficina de Debates “Legado e lições dos governos Lula e Dilma; Brasil pós-golpe; e caminhos e alternativas para tirar o Brasil da crise”. Com a contribuição de especialistas do setor econômico, político e social, a publicação permite uma autocrítica das instituições e expõe uma reflexão sobre as propostas da esquerda para a nação.

O professor de Formação Política da organização pedetista, Wendel Pinheiro, fez uma profunda abordagem trabalhista sobre as conquistas e consequentes lições dos ciclos gerados pelos governos petistas, desde 2003. O segundo texto foi escrito pelo professor Ronaldo Teixeira (Nado) e garante uma transcrição da realidade do Brasil no pós-golpe, que gerou uma traumática ruptura do processo democrático.

Por último, o professor de economia, Mauro Benevides Filho, apresentou uma análise sobre os caminhos e alternativas para a recuperação nacional e o reencontro com a democracia, o Estado de Direito, o desenvolvimento e o progresso social.

Para Manoel Dias, o secretário-geral nacional do PDT e presidente da FLB-AP, que homenageia dois ícones do partido, a edição representa uma oportunidade de absorver, com a devida clareza, os acertos e erros do campo popular para proporcionar a necessária evolução para futuras gestões em nível nacional, estadual e municipal.

“Os pilares de um país que estava baseado na justiça social, foram duramente atingidos. A ferocidade e pressa do governo ilegítimo de Temer mostra que eles precisam pagar com urgência a conta do golpe que ajudaram a promover. Agora, querem dar o ataque final a partir do desmantelamento do sistema previdenciário nacional”, afirmou.

“Não vamos abrir mão de resgatar as riquezas entregues, como o pré-sal, restituir as garantias históricas, como as leis trabalhistas, e recolocar o país no caminho do desenvolvimento com justiça social. Os males neoliberais serão desfeitos”, garantiu Dias, ao citar o pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes.