Fundação Leonel Brizola lança curso inédito sobre o livro ‘O Povo Brasileiro’, de Darcy Ribeiro


Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
22/10/2020

Com análises e opiniões, conjunto de aulas gratuitas homenageia os 25 anos da épica obra do trabalhista

Os 25 anos do épico livro “O Povo Brasileiro” serão celebrados pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) em uma data especial: 26 de outubro, que marcará os 98 de nascimento Darcy Ribeiro, escritor da obra. Em homenagem, a Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB) e o Centro de Memória Trabalhista (CMT) e lançarão o curso virtual “A Formação do Povo Brasileiro”.

A parceria das organizações, vinculadas à Fundação, permitiu a criação de um inédito pacote de aulas gratuitas e estruturadas no padrão do ensino a distância (EAD). Com dinâmica, o público poderá aprofundar a análise sobre uma das principais produções do trabalhista a partir da abordagem histórica apresentada pelos professores Henrique Matthiesen, Wendel Pinheiro e Sergio Caldieri.

Presidente da FLB-AP e secretário-geral nacional do PDT, Manoel Dias exaltou o conjunto de ações ofertadas para a qualificação da militância e preservação do legado do Trabalhismo.

“Darcy sempre defendeu a importância do ensino de qualidade e acessível a todos. Assim, seguimos protegendo e ampliando seu legado a partir de medidas inclusivas para todos cidadãos”, afirmou, ao acrescentar: “Mostrar a história dos nossos líderes permite a renovação das nossas forças na luta por um país mais justo e igual”.

Segundo Henrique Matthiesen, que também é coordenador do CMT, o curso oferta um detalhamento aprofundado do pensamento de Darcy a partir de uma série analítica.

“É uma tradução com o olhar trabalhista. De forma clara, entregamos ao público videoaulas que certamente permitirão, após a conclusão, uma visão mais completa e efetiva sobre a sociedade brasileira”, comentou, ao lembrar que o pedetista demorou cerca de 30 anos para finalizar a obra considerada como o seu maior desafio.

Para a coordenadora da ULB, Shana Santos, o curso representa “mais um aparato para aprimorar seus conhecimentos a partir da filosofia de Darcy”. Segundo ela, o conteúdo estará disponível na plataforma web e no App ULB, via Google Play e App Store. “Que seja um período proveitoso de aprendizagem a todos”, finalizou.

Para realizar a inscrição, acesse: https://ulb.org.br.

Confira o cronograma completo:

Datas Aulas
1 26.10 Matriz Tupi – Henrique Matthiesen
2 02.11 Matriz Lusitana – Henrique Matthiesen
3 09.11 Matriz Africana – Henrique Matthiesen
4 16.11 Enfrentamento dos Mundos – Henrique Matthiesen
5 23.11 Gestação Étnica – Henrique Matthiesen
6 30.11 As Guerras do Brasil – Henrique Matthiesen
7 07.12 O Processo Civilizatório – Henrique Matthiesen
8 14.12 Formação da Classe Dominante – Henrique Matthiesen
9 25.01 Assimilação e Segregação – Wendel Pinheiro
10 01.02 Classe, Cor, Preconceito – Wendel Pinheiro
11 08.02 A Urbanização Caótica – Wendel Pinheiro
12 15.02 Ordem Versus Progresso – Wendel Pinheiro
13 22.02 Brasil Crioulo – Sergio Caldieri
14 01.03 Brasil Caboclo – Sergio Caldieri
15 08.03 Brasil Sertanejo – Sergio Caldieri
16 15.03 Brasil Caipira – Sergio Caldieri
17 22.03 Brasil Sulino – Sergio Caldieri
 

18

 

 

27.03

 

Um Novo Gênero Humano, a Nova Roma de Darcy Ribeiro – Henrique Matthiesen