Fundação Leonel Brizola lança Centro de Formação de Gestores Trabalhistas em Brasília


Da Redação
29/03/2023

Prefeitos e prefeitas de vários estados do Brasil presenciaram na noite dessa terça-feira (28) o lançamento do Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT). Entre as principais lideranças pedetistas que prestigiaram o evento estão o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, o presidente nacional interino do partido e líder da bancada do PDT na Câmara Federal, André Figueiredo (CE), e dos conselheiros do CFGT, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e o ex-prefeito de Niterói (RJ) e presidente do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o senador uruguaio Sergio Botana.

Estruturado pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), o CFGT marca o início de uma nova etapa na formação e capacitação política dos quadros do PDT, e foi desenvolvido especialmente para formar, preparar e qualificar os atuais e futuros gestores do partido rumo à construção de uma gestão trabalhista transparente e participativa nos municípios do País.

“Nós somos um partido de massa. Nós somos comprometidos com a soberania, com tudo aquilo que historicamente defendemos. Mas somente história não adianta. Nós temos que usar a história do que passou e, com ela, construirmos aquilo que foi sonhado por todos o líderes que deram suas vidas, como Vargas, Jango, e tantos outros”, asseverou o presidente nacional da FLB, Manoel Dias, anfitrião do evento de lançamento do Centro de Formação pedetista.

De acordo com o professor José Carlos Rassier, diretor técnico e de Formação do CFGT, além de conhecimento técnico, o cronograma dos cursos abrange experiências exitosas e, principalmente, aquelas deixadas pelo legado de Leonel Brizola. “Quando você entrega dignidade política para as pessoas, elas não esquecem. E isso é o mais importante”, destaca Rassier, que foi prefeito de Arambaré (RS) e é ex-presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Na visão de Rassier, a qualificação oferecida pelo Centro de Formação deve ter a contribuição de todos que almejam atuar na política e estrategicamente para a construção de uma nação mais igualitária, como preconiza o Estatuto do PDT e a trajetória do Trabalhismo no Brasil.

“Quem foi que disse que uma empresa pública não pode ser eficiente, se ela tiver uma boa gestão? Então, é para isso que nós queremos convidar os senhores e as senhoras, de todos os lugares, todos nós aprendendo juntos. Nos ajude a criar esse Centro de Formação, irradiar e disseminar isso para todo o País. Todos os nossos diretórios, estaduais e municipais, deputados e senadores, homens e mulheres. Nós temos um compromisso com esse país e nosso compromisso é com um país que ponha os pés no século XXI”.

“Quem foi que disse que uma empresa pública não pode ser eficiente, se ela tiver uma boa gestão?”, José Carlos Rassier, diretor técnico e de Formação do CFGT, ex-prefeito de Arambaré (RS) e ex-presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM)

Requisito obrigatório

Outro entusiasmado com a proposta é o ministro Carlos Lupi que, além de comemorar a iniciativa, anunciou  que levará para o Diretório Nacional a obrigatoriedade da apresentação de um certificado de formação pelo CFGT para poder concorrer nas próximas eleições pelo PDT.

“Nós temos que ter esse preparo e inteligência, com capacidade e ousadia.  Ou a gente aprende a ter a capacidade de entender a consistência que tem a nossa história ou nós não somos dignos de estarmos aqui”, pontuou o ministro.

Para ele, a proposta do CFTG vem de encontro às expectativas do partido para os próximos pleitos, principalmente por manter em seu conteúdo os princípios norteadores dos ideais trabalhistas, sendo a continuidade do legado de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola.

“Todo espaço de poder só nos serve se for instrumento de transformação. Se for para ter coragem e ousadia de apontar o que é o problema e enfrentá-lo”, ressaltou Lupi, destacando as atuações de Roberto Cláudio e de Rodrigo Neves no comando das prefeituras de Fortaleza e de Niterói, respectivamente, como um dos exemplos de gestões pedetistas de êxito cujos ideais trabalhistas foram colocados em prática.

Em suas considerações sobre a iniciativa, André Figueiredo também citou as gestões pedetistas bem-sucedidas, mencionando que o CFGT surge com a missão de possibilitar a outros municípios brasileiros experimentar o mesmo êxito por meio de gestores politicamente preparados sob o alicerce do Trabalhismo.

“É possível nós fazermos grandes gestões em todos os municípios que iremos administrar. Não é apenas possível, é imprescindível. Porque isso é o que vai nos diferenciar para pleitos futuros e para construirmos o Brasil que sonhamos”,  declarou o líder.

Atividades

A formação e capacitação de gestores trabalhistas oferecidos pelo Centro de Formação será desenvolvida por meio de seminários, cursos on-line e presenciais, em parceria com a Universidade aberta Leonel Brizola (ULB), cartilhas, entre outros. Também serão adotadas metodologias de planejamento participativo governamental, monitoramento dos resultados gerados à sociedade e aferição da eficácia na aplicação dos recursos públicos.