Frente Parlamentar da Atividade Física dá posse a novo presidente

A Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano se reuniu na manhã desta quarta-feira (23/05) para a cerimônia de transferência do cargo de presidente. O presidente da frente durante o primeiro ano, deputado André Figueiredo do PDT cearense, passou o bastão ao deputado paranaense João Arruda do PMDB, que já era vice-presidente. André Figueiredo foi em seguida nomeado presidente de honra da Frente. Na cerimônia também estiveram presentes o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do DF, Lázaro Barroso, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do PR, Antônio Eduardo Branco, e os parlamentares integrantes da frente.

Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, lembrou a importância da prática do esporte para a melhora na qualidade de vida.  Ele ainda argumentou que a pouca divulgação na mídia das várias modalidades esportivas impede o indivíduo de ser apresentado a um esporte com que ele se identifique e sinta-se estimulado a praticar. “O Futebol é um dos poucos esportes que ganha atenção da mídia. A sociedade precisa ser apresentada a outras modalidades para ampliar a prática de outras atividades físicas.”

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do DF, Lázaro Barroso, concordou com Jorge Steinhilber, e lembrou que parte dessa responsabilidade é do profissional de Educação Física. “O profissional, com o perdão do trocadilho, precisa se profissionalizar mais. No Distrito Federal, por exemplo, há recursos destinados a projetos voltados ao esporte, mas poucos projetos são apresentados. Várias oportunidades são desperdiçadas às vezes por pura desinformação.” Antônio Eduardo Branco fez coro ao colega candango: “O trabalho de qualidade do profissional do esporte ganha atenção da mídia, o que amplia a demanda por mais trabalho, num circulo virtuoso extremamente saudável.”

André Figueiredo afirmou que é importante a renovação na presidência da Frente, para que o trabalho possa continuar e que novas ideias sejam somadas às que já estão em discussão na Frente. Ele ainda disse que continuará atuando e lembrou a importância da Frente em apoiar propostas de estímulo à prática esportiva. “Um exemplo de proposta que estimula de verdade a prática esportiva é o Projeto de Lei (PL 2144/2011) que permite deduzir do Imposto de Renda a atividade física realizada por recomendação médica. O Poder Público gasta muito dinheiro no tratamento de doenças cardiovasculares e articulares, por exemplo, que podem ser evitadas pela atividade física. E o investimento preventivo em atividade física custa uma fração dos tratamentos médicos para essas doenças. Essa proposta está em análise na Comissão de Finanças e Tributação e nós vamos continuar trabalhando para acelerar a discussão e pela aprovação de uma proposta tão importante para o esporte e a saúde pública no País.”

Para o deputado João Arruda, assumir a presidência da Frente é uma grande responsabilidade, mas também uma enorme satisfação. “É muito bom ter a oportunidade de continuar um trabalho bem-feito do André, uma pessoa apaixonada por esporte, e tentar somar mais ainda a ele. Ainda mais quando é um assunto tão agradável como esporte e saúde.”

Secom Lid/PDT