Fortunati: eleitor quer acima de tudo compromisso com a cidade

O prefeito José Fortunati (PDT) aposta na gestão para continuar no comando de Porto Alegre. De acordo com o pré-candidato, a avaliação do seu governo será fundamental para definir os rumos da eleição e ele se mostra confiante com a opinião da população acerca de sua administração, conforme afirmou nesta segunda-feira na sabatina realizada pelo Terra e SBT.

A respeito do cenário eleitoral que se desenha na capital gaúcha, o pedetista considera haver duas candidaturas viáveis, além da sua. Como maiores adversários apontou o deputado estadual Adão Villaverde (PT), e a deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB). Sobre a comunista, quando questionado sobre os diferencias que a pré-candidata apresenta, como a beleza e o carisma, Fortunati afiançou que outros fatores são mais decisivos para o eleitor. “Eu acho que o eleitor de Porto Alegre leva em consideração a beleza, a juventude, a experiência, mas, acima de tudo, ele quer saber como os candidatos se comportam, qual é o seu procedimento, quais são as suas propostas e seu compromisso com a cidade e nesse aspecto estou muito tranquilo”, assegurou.

Pela última pesquisa Ibope, Fortunati aparece em segundo lugar nas intenções de voto (29%), tendo Manuela a sua frente. Na oportunidade, quatro cenários foram propostos na pesquisa estimulada e em todos a comunista se manteve na liderança. As simulações incluíram dois possíveis candidatos do PMDB (Ibsen Pinheiro e Sebastião Melo), que já desistiram para apoiar Fortunati. Também considerou dois do PSDB, Nelson Marchezan Jr. e Wambert Di Lorenzo. Paulo Borges (DEM) não superou 7% nos quatro cenários, e Adão Villaverde (PT), 3%. Apesar do bom resultado da deputada federal e do fraco desempenho de Villaverde, Fortunati prega respeito aoo PT, partido que defendeu por 22 anos.

“Não dá para desconhecer a força do PT em Porto Alegre. É natural que, num processo eleitoral, o deputado Adão Villaverde seja o menos conhecido, por isso a pesquisa o coloca em desvantagem. A disputa se dará pelo histórico dos candidatos, e o cidadão vai escolher aquele que considera o melhor, independentemente do partido”, acredita Fortunati.

Outro ponto ressaltado pelo pré-candidato é o fato de que outros institutos, como o Vox Populi, mostram a sua candidatura na liderança pelo Executivo municipal.

PMDB e PTB definem vice
De acordo com o pedetista, a vaga para vice-prefeito está sendo discutida entre o PTB e o PMDB “em alto nível”. Fortunati diz que nenhuma das siglas deixará de compor a sua base na candidatura: “A base está solidificada. Nesse momento, estamos discutindo com PTB e PMDB quem será o candidato a vice, e a discussão é em alto nível. Não acredito que os partidos saiam do nosso governo.”

Fortunati espera ainda conquistar os votos dos indecisos e o apoio do PP. “As pessoas que avaliam positivamente o meu governo ainda não votam em mim, pois muita gente, por incrível que pareça, não percebeu que eu sou prefeito de Porto Alegre. Na medida em que eu conseguir colar a imagem da gestão com a minha imagem, a tendência é que eu consiga convencer os indecisos”, concluiu.

Assista a entrevista de Fortunati no site do Terra.

Terra