Formação de quadros políticos fortes é tema de reunião do Movimento Comunitário do RS

Por Ester Marques
01/07/2020

O Movimento Comunitário Trabalhista (MCT) realizou nessa terça-feira (30) a reunião virtual ampliada do diretório estadual do Rio Grande do Sul (RS), onde foi apresentado a atuação do movimento no estado com novas estratégias de crescimento e fortalecimento do MCT. Na ocasião, estiveram presentes o presidente nacional do MCT, Jordaci Matos, os presidentes do movimento no RS e do secretário nacional de núcleos de base da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Leonardo Zumpichiatti.

Ao iniciar a reunião, Jordaci Matos abordou, em sua fala, sobre o desempenho do MCT – que já atua em 16 estados do Brasil-, além de reafirmar a importância da participação feminina na política.

“Temos o dever de trazer as mulheres para a luta. Temos que discutir a questão de gênero, de igual para igual, é um dever de nós que somos homens de lutas. Eu, particularmente, acredito que a humanidade só terá liberdade quando as mulheres também alcançarem a sua liberdade”, afirmou o presidente.

Na ocasião, também foi apresentado pelo presidente estadual, Jorge Silva, o relatório de desenvolvimento do MCT no Rio Grande do Sul, traçando estratégias para alcançar novas filiações partidárias.

Núcleos de Base

Para a criação de quadros fortes no PDT, os núcleos de base tem se destacado como a principal ferramenta de apoio na formação política em cada canto do País. Com base nesse princípio, Leonardo Zumpichiatti, apresentou, aos participantes, um plano de ação política, ressaltando a importância dos núcleos dentro do MCT como forma de comunicação com a população de cada cidade brasileira.

“Os núcleos de base dão ação e formas as nossas lutas políticas. Não adianta ficar discutindo os grandes problemas do Brasil se não somos capazes de resolver aqueles pequenos problemas do dia a dia que o nosso povo enfrenta”, afirmou Zumpichiatti.

Sobre as áreas de atuação, Leonardo também destacou os inúmeros setores de atividade do movimento em conjunto com os núcleos de base. Ele afirma que em tempos de pandemia, é necessário um maior esforço na apresentação de recursos para combater o desgaste sofrido na economia brasileira.

“Agora, é fundamental que a gente possa atuar no campo de emprego e renda através de cooperativas, através de sistemas de economia solidária. Nós iremos ajudar o nosso povo se a gente sair e organizar núcleos de base e fazer alternativas de emprego e renda. Essas ações irão trazer grandes benefícios para o povo brasileiro”, ressaltou o secretário de nucleaçãor