FLB-AP da Bahia e Movimentos discutem o fortalecimento da formação política e núcleos de base

13/07/2021

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini da Bahia (FLB-AP/BA) realizaram, nessa segunda-feira (12), uma reunião do Conselho de Movimentos do PDT no Estado para planejar ações de desenvolvimento. Na ocasião, também foi feito uma homenagem ao 121º aniversário de Anísio Teixeira – personagem central na história da educação do Brasil, além de jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro.

Logo na abertura, Roberto Rodrigues, presidente estadual do Movimento Negro, prestou, em sua participação, homenagem à Anísio Teixeira, que nasceu em 12 de julho de 1900 em Caetité , na Bahia. Já Hari Brust Filho exortou os movimentos a participarem mais das manifestações de rua pelo impeachment, relatando inclusive situações de embate com outras forças durante as manifestações.

Logo após, Meirejane Lima, do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, informou que a partir de 26 de outubro o MCDR dará o inicio do centenário de Darcy Ribeiro com diversos eventos.

Já na pauta, após alguns debates ficou definidos um encontro dos secretário de nucleação dos movimentos com o Coordenador nacional de núcleos de base, Leonardo Zumpichiati, no dia 21 de julho, às 19h para afinar a relação e debater questões de registro dos núcleos.

Ficou definido ainda que os movimentos, de forma coordenada com a FLB-AP, farão uma palestra de lançamento do curso sobre a obra de Darcy Ribeiro na ULB em data a ser agendada. O Bate papo terá a participação de Henrique Matthiesen, coordenador do Centro de Memória Trabalhista e professor do curso da ULB.

Também participaram da reunião o vice-presidente da FLB-AP na Bahia Eduardo Rodrigues, o presidente do Movimento Cristãos Trabalhistas e Diretor da ULB na Bahia, Hari Brust Filho, a Presidenta do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, MeireJane Lima, o presidente estadual do Movimento Negro, Roberto Rodrigues, o presidente do Movimento ECO Trabalhista, Vinicius Borges, além dos colaboradores Lis Fonseca, marco Antonio Portela e Máriston Barreto.