Flávia Morais apoia convenção sobre trabalho doméstico

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) anunciou que vai atuar, junto a outros parlamentares e ao ministro do Trabalho, Carlos Luppi, para que o Brasil seja o primeiro país a ratificar a recente convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o trabalho doméstico.

Integrante da Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público, Flávia Morais relatou que esteve, ao lado de outros integrantes da comissão, na 100ª Conferência Internacional do Trabalho, ocorrida em Genebra (Suíça).

O tema trabalho doméstico foi discutido exaustivamente, disse ela, o que resultou na aprovação da convenção, que agora precisa ser ratificada pelos países-membros.

“A intenção da OIT é promover uma mobilização mundial em torno do tema”, afirmou a deputada. O trabalho doméstico, lembrou, é uma das formas de trabalho mais antigas e hoje envolve 100 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 14 milhões na América Latina e quase 7 milhões no Brasil.

“É uma categoria ainda muito carente de direitos e garantias – o que motivou o interesse da OIT”, disse a deputada. “O nosso grande desafio, aqui no Brasil, é formalizar as mais de 74% de trabalhadoras domésticas que estão na informalidade”, acrescentou Flávia Morais, explicando que faz questão de falar no feminino porque na grande maioria os trabalhadores domésticos são mulheres.