Flávia Morais instala Frente Parlamentar do Idoso

Foi instalada nesta terça-feira (22/03) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Idoso, criada para acompanhar os processos legislativos e outras atividades do Congresso Nacional que tenham relação direta ou indireta com as condições de vida das pessoas idosas.

A coordenadora da Frente, deputada Flávia Morais (PDT-GO), disse ser necessário o redimensionamento das políticas públicas voltadas para o idoso. “É de extrema urgência rever os procedimentos e os conceitos atuais e não nos limitar apenas ao trivial. Assistência social, saúde e educação são insuficientes. É preciso mais”, afirmou.

Segundo a deputada pedetista, o grande desafio da  Frente em Defesa do Idoso é trazer o tema para o centro das discussões nacionais. Levantamento feito por Flávia aponta que 312 propostas tramitam na Casa.  “Nós precisamos juntar tudo isso e trazer para dentro do RENADI (Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa) criado para dar suporte a estas demandas, mas que teve dificuldades em sua implantação”, disse .

A deputada cita, como exemplo, a obrigatoriedade do passe do idoso e a aplicação do Fundo Nacional do Idoso que em alguns estados ainda não puderam ser implantados. “Precisamos promover uma grande mobilização envolvendo os movimentos sociais, a sociedade civil organizada e as Assembleias Legislativas estaduais para, em conjunto, implantar estas facilitações que atenderão diretamente os interesses do idoso brasileiro”, disse. Flávia Morais também reconhece que o principal compromisso da Frente Parlamentar é devolver a este segmento, o respeito de seus direitos adquiridos e não contemplados.