Fernanda Ontiveros anuncia início do projeto de construção da Maternidade de Japeri (RJ)

Prefeitura de Japeri (RJ)
22/07/2021

A prefeita de Japeri (RJ), Fernanda Ontiveros (PDT), entregou, nessa quarta-feira (21), os projetos que irão formular a construção da maternidade do município. O projeto é o início do programa Cidade-Mãe, que tem o objetivo de acompanhar a gestante desde o início da gravidez até a criança completar dois anos de idade. Outra característica é o atendimento público de saúde humanizado, dialogando com profissionais, gestantes e seus familiares.

O secretário Max Lemos destacou a importância da entrega dos projetos municipais, o que é importante para a celeridade do processo:

“Fiquei surpreendido com o avanço nos projetos que a prefeita me entregou. A missão que recebi do governador foi aproximar os serviços públicos da população através de entregas que irão mudar a vida das pessoas e não será diferente em Japeri. Vamos entregar nos próximos meses a maternidade e a Estrada São José, a princípio. Depois avançaremos em outras intervenções”, afirmou.

A Maternidade tem, em seu projeto inicial, capacidade para 25 leitos, com parto humanizado e garantia de todos os exames do pré-natal até o pós-nascimento. A obra será importante para diminuir drasticamente a taxa de mortalidade infantil no município. O fluxograma do programa visa uma interação entre a policlínica, as UBS’s, Casa da Mulher, Ceam e a Maternidade.

A gestora Fernanda Ontiveros comemorou a boa notícia que já fazia parte do seu plano de governo para o município.

“Desde os primeiros dias de gestão eu iniciei o projeto visando a maternidade. O Cidade-Mãe será referência na região e vai mudar a vida das mamães de nossa cidade. Agradeço imensamente ao Governador Cláudio Castro, ao Deputado e Presidente da Alerj, André Ceciliano, e ao secretário de estado Max Lemos por todo carinho e atenção com nossa cidade”, ressaltou a prefeita.

Outra obra anunciada foi a pavimentação da Estrada São José que vai melhorar a mobilidade urbana ao ligar os dois centros urbanos mais importantes do município: Japeri e Engenheiro Pedreira. A obra vai reduzir o trajeto para quatro quilômetros, o que hoje é, obrigatoriamente, 12 km.