Exposição fotográfica: 15 de julho, Dia da Democracia e da Unidade Nacional


PDT na Câmara
12/07/2019

“15 de julho, Dia da Democracia e da Unidade Nacional”, é o título da Exposição Fotográfica que promovem o Grupo Parlamentar da Amizade Brasil – Turquia, presidido pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e o embaixador Murat Yavuz Ateş, da Embaixada da República da Turquia no Brasil.

A data remete ao dia em que militares turcos ligados à Organização Terrorista Fetullah (FETO) atacaram a Presidência e bombardearam o Parlamento turco com os deputados no interior, na tentativa de derrubar o governo democraticamente eleito da Turquia.

Em defesa do governo, as pessoas saíram às ruas e pararam os tanques e os veículos militares. Duzentos e cinquenta pessoas morreram e quase 2.200 ficaram feridas. Graças ao povo turco, agindo em unidade, a hedionda tentativa de golpe foi frustrada e a democracia turca venceu a batalha naquela noite.

A data de 15 de julho foi oficialmente designada como memória nacional da Turquia sob o nome de ” Dia da Democracia e da Unidade Nacional”.

A abertura da exposição será dia 16 de julho, terça-feira, às 17h, no espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados.