Everton Gomes recebe Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto


Ascom Everton Gomes

Everton Gomes recebe Conjunto de Medalhas Pedro ErnestoO presidente nacional da Juventude Socialista (JS-PDT), Everton Gomes, recebeu na última segunda-feira (12) o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto. A homenagem, uma iniciativa do vereador Rafael Aloísio Freitas, se deve às realizações do pedetista na Fundação Parques e Jardins, a qual ele preside.

Para ele, além do reconhecimento de seu trabalho, a honraria também premia sua trajetória de militância. “Eu que ingressei ainda muito jovem na política e já ocupei algumas funções públicas, hoje tenho feito um grande esforço à frente da Fundação Parques e Jardins, para cuidar bem dos parques e das praças da nossa cidade”, comemora.

“O sentimento é de muita felicidade e de agradecimento, por obter o reconhecimento da cidade onde eu nasci e me criei. Essa cidade tão linda e generosa, que passa hoje por um momento de grandes transformações, se tornando a cada dia mais maravilhosa”, afirma Everton, que estende seus agradecimentos a Rafael Aluízio de Freitas e à Câmara de Vereadores.

Dentre as iniciativas coordenadas por Everton, destacam-se a criação do Painel de Gestão – mecanismo por meio do qual a população participa do gerenciamento e cuidado das áreas verdes da cidade – e a revitalização paisagística do Passeio Público, o parque público mais antigo da América Latina.

Concluída em novembro deste ano, a reforma do Passeio Público, realizou o replantio de árvores como o pau-brasil, 400 arbustos, de 72 mil mudas de forração – plantas que dão acabamento paisagístico – e de aproximadamente cinco mil metros quadrados de grama. As ações também incluem a limpeza e pequenos reparos. Com a revitalização, o Passeio também ganhou novos peixes (tilápias e carpas) nos lagos e duas guaritas da Guarda Municipal que funcionarão 24 horas.

Além do Passeio Público, uma série de outros espaços têm sido alvo do trabalho de recuperação realizado pela Fundação, como o Campo de Santana, localizado na Praça da República, nas proximidades de onde ocorreu a proclamação da República, em 1889.

A honraria

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto foi criada pela Resolução nº 40, em 20 de outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem se destaca na sociedade brasileira ou internacional.