Evento online nesta sexta-feira (29) dará posse à executiva do Movimento Trabalhista pela Educação do Paraná

28/04/2022

O Movimento Trabalhistas pela Educação do Paraná (MTEP/PR) toma posse nessa sexta-feira (29), às 19h, em reunião virtual com a presença da presidente nacional do movimento, professora Maria Amélia, e a presença do presidente do PDT Paraná, André Menegotto.

O MTPE/PR luta por uma melhor educação no Estado do Paraná com as atribuições de realizar discussões sobre a educação básica e superior no âmbito estadual, promover eventos e dar suporte ao PDT Estadual nas questões referente à educação pública.

Se identifica como uma organização de trabalhadores da educação, ativos e inativos, professores, funcionários e gestores, de qualquer instituição de ensino, privada e pública, nas esferas municipal, distrital, estadual e federal, e em qualquer nível, da educação infantil ao ensino superior.

A executiva do MTPE/PR será presidida por Marcus Ganter e terá Fátima Mandelli na vice-presidência. Compõem ainda a direção no movimento no estado: Andre Egg,– secretário; Everton Passos – tesoureiro; Maurício Ribas – diretor de comunicação; Geovane Santos – diretor de eventos, e Clarice Sphair – diretora de educação básica

O MTPE enquanto organização de profissionais de educação defende como proposta estratégica o desenvolvimento sociocultural e sustentável, apoiado em uma educação integral, em tempo integral a ser disseminado em todo País.

Como visão futura, o movimento defende ações que perenizem a educação e os trabalhadores da educação (ativos e inativos) como Projeto de Política de Estado.

Portanto, são princípios do MTPE:

I – disseminar a educação em tempo integral para toda a educação básica e sustentar a educação pública de ensino superior de forma gratuita;
II – defender a educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada como bem público, sendo dever do Estado e direito de cada cidadão e cidadã;

III – participar de forma efetiva na defesa da justiça social em todos os níveis e modalidades de ensino, combatendo de forma efetiva a corrupção, a discriminação de gênero, de raça e crença, a orientação/condição sexual e, preparar adolescentes e jovens com deficiências para o mercado de trabalho;

IV – pregar a doutrina trabalhista como indutora das transformações necessárias a participação da família, da escola e da comunidade no desenvolvimento econômico, social, político e cultural da sociedade;

V – apoiar como áreas estratégicas da educação básica: o orçamento e bens patrimoniais sustentáveis para promover a educação com qualidade social; recursos humanos capacitados profissionalmente; e sistema de informações disponíveis para promover a comunicação da escola com a família.