“Eu tenho um sonho: que a gente seja uma sociedade livre, justa e solidária”, diz Desiree sobre a Educação

Fotos: Adriana Bukowski

Ascom Desirre Salgado
31/08/2022

Desirre aponta suas propostas para um ensino público de qualidade a todas as classes sociais

A candidata ao Senado Desiree (123) defendeu, nesta segunda-feira (29), o acesso à educação integral, gratuita e de qualidade, de forma igual a todas as classes sociais, em visita a uma ONG que existe há 29 anos no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, e atende jovens em contraturno escolar, oferecendo programas gratuitos de formação profissional e humana. Também estiveram presentes o vereador Dalton Borba (PDT) e o deputado federal Aliel Machado (PV).

Com experiência de mais de 20 anos de magistério em uma universidade pública, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Desiree ressaltou a importância do investimento em educação pública de qualidade a todas as classes sociais e apontou quais são as suas propostas para esta área. “As medidas principais são o combate à fome; renda mínima universal; igualdade de direitos e oportunidades; retomada dos programas sociais de educação, saúde e emprego e habitação. Ninguém consegue estudar de barriga vazia e sem condições mínimas para ir até a escola”, afirmou a candidata.

Além disso, reforçou a importância de capacitação profissional aos jovens além da formação acadêmica, para que haja uma formação plena. “Eu tenho um sonho: que a gente seja uma sociedade livre, justa e solidária. Vocês podem ser o que vocês quiserem”, disse ela aos jovens com quem conversava.

Ato por dignidade e justiça na Educação
Nesta terça-feira (30), Desiree participou pela manhã do ato organizado por professoras e professores da rede estadual do Paraná para lembrar os 34 anos da repressão ocorrida em 1988 pela PM. À época uma ação ordenada pelo então governador Alvaro Dias feriu pelo menos uma dezena de educadores.

“O ex-governador que coordenou este ataque em 1988 está tentando se eleger pela quinta vez ao Senado. Não podemos deixar isso acontecer. Vejam se ele assinou a CPI do MEC, que investiga o escândalo de corrupção no Ministério da Educação. Não assinou!”, exclamou a candidata ao Senado.

Trajetória acadêmica
Desiree Salgado nasceu em Curitiba no ano de 1975. Em 1998, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Em 2000, tornou-se professora e fez mestrado em Direito, entre 2005 e 2006, e logo depois realizou o doutorado em Direito. Em 2008, ingressou como professora da UFPR, primeiro como substituta em Teoria do Estado, e logo como efetiva em Direito Constitucional.

Depois, entrou no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e no Programa de Pós-Graduação em Direito. Iniciou sua primeira pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Nacional Autônoma do México, sobre autoridades eleitorais.

Em 2018, realizou uma segunda pesquisa de pós-doutoramento no Programa de Ciência Política da UFPR, sobre democracia intrapartidária.

Em 2020, foi professora visitante na Universidade da Califórnia, Irvine, no Centro Para o Estudo da Democracia. Ali, estudou comportamento eleitoral e eleições para a Câmara Federal.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Marianna Camargo
41 9 9956-2684

Para conhecer mais sobre a candidata, acesse as redes:
Instagram: @desi.salg
Facebook: /eneidadesiree.salgado
Twitter: @desisalg