“Esse governo foi eleito sob o falso messianismo”, afirma o pastor Alexandre Gonçalves


Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
16/10/2020

Líder do Movimento Cristãos Trabalhistas, o pastor criticou o bolsonarismo no ‘Quintas Trabalhistas’

“O bolsonarismo usa a estrutura do estado para impor uma moral exclusiva de um grupo”, criticou o pastor, Alexandre Gonçalves, liderança do Movimento Cristãos Trabalhistas. Durante a edição da “Quintas Trabalhistas”, neste dia 15 de outubro, o pedetista abordou o processo de estruturação – e futura formalização – da nova organização do PDT: “Nós entendemos que precisávamos criar um movimento orgânico para contrapor essas ideias na mesma base.”

Durante o encontro virtual, mediado pelo presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, o religioso, que também é policial rodoviário federal, mencionou que a sociedade está “atravessando o pior momento dentro da vida cristã” e um dos fatores, que simbolizam o conjunto de instabilidades e retrocessos, é a gestão de Jair Bolsonaro.

“Esse governo foi eleito sob o falso messianismo de que representariam os valores do cristianismo contra um fantasma, criado há vários anos, e chamado de marxismo cultural”, criticou, ao mencionar a deturpação e imposição de valores, pelo bolsonaristas, para promover o domínio ideológico.

“O Evangelho de Jesus, resumido claramente em Mateus, nos capítulos 5, 6 e 7, é o oposto da mensagem de ódio pregada por esse pessoal que está no governo”, acrescentou, durante debate que também teve as participações do secretário nacional de Nucleação, Leonardo Zumpichiatti, do ex-deputado federal, Wasny de Roure, e do ex-deputado distrital, Peniel Pacheco.

Citando a crise sistêmica capitaneada pelo presidente da República, Manoel Dias apontou a importância dos valores e da representatividade do cristianismo ao contextualizar com as bandeiras do PDT.

“Cristo é amor, compreensão e unidade. Nós temos que criar este movimento para que também lute pela revolução, além de promover a análise e a crítica”, comentou, ao completar: “A maioria da população, que é excluída, precisa ter acesso ao conhecimento através da educação. E o cristianismo tem uma importante atuação em benefício dos cidadãos.”

Progresso

Em agosto deste ano, 771 filiados do PDT desencadearam, a partir do Manifesto do Movimento Cristãos Trabalhistas, a formação do movimento, que está em processo de constituição de direções provisórias em mais de nove estados. Posteriormente, será solicitada a formalização, conforme exigência do estatuto, para a Direção Nacional.

“Defendemos, com todas as nossas forças, um estado laico, onde todas as religiões, crenças e ausência de crenças sejam protegidas, respeitadas bem como seus lugares de culto sejam resguardados contra toda a forma de violência, ataques, discriminação e vilipêndio”, aponta o documento.

Acompanhe o debate na íntegra: