“Esse cidadão ainda vai para a cadeia”


Da redação
27/03/2021

A afirmação é do presidente nacional do PDT a respeito de Jair Bolsonaro, durante o Café com Lupi

 

A pandemia e a responsabilidade do Governo Federal e do presidente da República por sua ingerência da crise foram os temas centrais do Café com Lupi deste sábado. Os convidados Izolda Cela, vice-governadora do Ceará, e Gustavo Fruet, deputado federal pelo Paraná e ex-prefeito de Curitiba, avaliaram a situação brasileira em uma semana especialmente triste para o país: chegou-se a marca de mais de 300 mil mortes por Covid-19 e ao recorde de mais de 3,5 mil óbitos em um único dia.

Izolda Cela é educadora e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública e falou sobre o impacto da pandemia na educação de jovens e crianças. Para a vice-governadora, ainda é difícil calcular o prejuízo da suspensão das aulas presenciais e, por isso, o retorno do ensino deve ser prioridade quando houver condições sanitárias.

“A gente ainda nem consegue ter uma idéia do tamanho da fatura que vamos ter que pagar. […] Quando começarmos a abrir as atividades presenciais, a educação deve estar em primeiro plano e a gente vai ter que pensar em um processo de vacinação dos professores porque isso dá uma segurança, uma condição mais tranquila para a gente organizar, cumprindo os protocolos”, avaliou a vice-governadora.

Izolda também defendeu que enquanto o retorno das aulas presenciais não acontecer, é preciso garantir acesso a internet e a equipamentos eletrônicos necessários ao ensino online. “Aqui no Ceará nós garantimos o chip (dados móveis) para que os alunos tenham acesso à internet. Também estamos aguardando a entrega de tabletes que serão distribuídos aos alunos”, informou.

O deputado Gustavo Fruet classificou como trágica a atuação do Governo Federal na pandemia. Ele elencou uma série de acontecimentos – a maioria da última semana – que atestam sua posição: empossado o quarto ministro da Saúde durante a crise; recorde de contaminados; recorde de mortos; baixíssimas taxas de vacinação e isolamento social; e auxílio insuficiente para as demandas da população.

Mesmo diante do cenário catastrófico, Fruet acredita que chegará a hora em que o país reagirá à altura do problema. “Em algum momento a razão vai prevalecer. Não é possível que a gente continue nesse caminho com tantas pessoas no mundo mostrando que nós estamos na contramão. Começa também uma reação da sociedade, em alguns setores uma reação tardia […] mas já se começa a entender que novo rumo tem que ser tomado”, afirmou o deputado federal.

Gustavo Fruet ainda lembrou a atuação do PDT no combate à gestão criminosa do Governo Federal, tanto no Legislativo quanto no Judiciário. Calos Lupi, presidente nacional do partido, complementou afirmando que moveu ação inclusive em tribunal internacional – na Corte de Haia – por crime contra a humanidade e que acredita na punição de Jair Bolsonaro.

“Esse cidadão ainda vai para a cadeia. Bolsonaro. Escreva o que eu estou falando: eu não morrerei enquanto não ver esse cidadão na cadeia. Porque não é possível que um presidente da República, vendo mais de 300 mil brasileiros morrerem, ainda vá para rua, tire a máscara. Ele dizia que quem tomasse a vacina chinesa ia virar jacaré, ridicularizou a vacinação. Isso não pode ficar impune”, concluiu Lupi.

Confira o programa na íntegra abaixo.