Encontro Estadual do Movimento Cultural Darcy Ribeiro enaltece cultura como prioridade


Movimento Cultural Darcy Ribeiro
31/08/2018

Criado para defender e fomentar a cultura como ferramenta de emancipação social em todo o país, o Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) do PDT realizou seu I Encontro Estadual no Rio Grande do Sul, no sábado (25), na sede estadual do partido. O evento contou com a participação de diversas lideranças trabalhistas, além de protagonistas da cultura gaúcha. No encontro foram referendados ainda os 12 princípios do MCDR que poderá nortear políticas públicas para a cultura.

Além da direção nacional do MCDR, o presidente estadual do PDT e deputado federal, Pompeo de Mattos (RS) também participou e enfatizou a importância do movimento para que o partido recupere espaços que perdeu ao longo dos anos após a morte de Brizola. Já para o presidente nacional do MCDR, Roberto Viana Júnior, o MCDR faz cultura com importantes ferramentas . “Nós representamos um projeto de Nação, que valoriza a cultura”, afirmou Viana.

O secretário-nacional, Lauri Bernardes, fez questão de lembrar a importância da construção do PDT como um partido ideológico, ligado aos ideais de nomes como Leonel Brizola, Alberto Pasqualini, e claro, Darcy Ribeiro. “O brasileiro precisa compreender sua identidade para que possa se emancipar socialmente. É para isso que o MCDR trabalha”, disse Lauri.

O coordenador de formação política do movimento, Wendel Pinheiro, fez ainda uma avaliação da conjuntura política nacional, reforçando a chance que o PDT tem de crescer de forma consistente no pleito deste ano.  Na ocasião também foram empossadas as Comissões Provisórias (CP) em diferentes municípios que agora também contam com o Movimento Cultural.