Emenda de Leila Barros garante mais de R$ 3 milhões para Hospital de Base de Brasília

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ascom senadora Leila Barros
14/02/2023

“O dinheiro público quando bem aplicado traz melhorias para a população”, afirma a pedetista

O Hospital de Base de Brasília (DF) começou a receber nesta semana 34 aparelhos de hemodiálise para pacientes com doenças crônicas nos rins. Os equipamentos foram adquiridos com parte da emenda parlamentar indicada pela senadora Leila do Barros, a Leila do Vôlei (PDT-DF), ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). No total, a instituição recebeu R$ 3.178.526 para também adquirir dois aparelhos de ultrassom, um endoscópio flexível dentre outros equipamentos especializados.

Os aparelhos de hemodiálise estão sendo instalados para substituir máquinas já obsoletas, que demandavam manutenção, e aumentar a capacidade de atendimento do setor de Nefrologia da unidade hospitalar.

“O dinheiro público quando bem aplicado traz melhorias para a população. Fico feliz em poder contribuir com a chegada do maquinário que irá salvar vidas daqueles que sofrem com doenças crônicas e dependem diretamente do SUS”, explicou a senadora.

O Hospital de Base conta com a maior equipe de nefrologia do DF, e dá suporte a todos os pacientes dialíticos graves. A chefe da unidade de nefrologia do hospital de Base, Cristhiane Gico, explica que são realizadas uma média de 480 diálises por mês no Hospital de Base, incluindo pacientes de enfermaria e UTI. Com a ampliação e renovação das máquinas, realizaremos 1.440 diálises de enfermaria ao mês e 800 diálises de UTI  por mês, totalizando 2.224 diálises mensais. Um aumento de 1.744 diálises por mês. Este investimento resulta em melhorias e resultados imediatos para a população do Distrito Federal”, conta.

Mariela Souza de Jesus, presidente do Iges-DF reforça a importância desse apoio vindo dos parlamentares por meio de aportes financeiros com emendas. “Os recursos empregados pelos parlamentares federais e distritais são imprescindíveis para que possamos comprar novos equipamentos e instrumentos que assegurem a assistência“, declarou. Mariela acrescentou que “a senadora Leila, com essa ação, beneficia a população do DF a longo prazo, de forma imensurável.”