Em tempos de intolerância, Embaixada Solidária oferece apoio a refugiados

Foto: Dálie Felberg/Alep

Ascom PDT do Paraná
09/10/2019

Somente na Região Oeste do Paraná, mais de 10 mil refugiados, a maioria haitianos, tentam reconstruir a vida. Grande parte deles, mais de 2 mil, vivem no municio de Toledo, onde além de oferta de mão de obra em função dos frigoríficos instalados na cidade, encontram o apoio da Embaixada Solidária, uma Organização não Governamental (ONG) que acolhe e ajuda a diminuir o desconforto e a burocracia para quem precisa recomeçar.

Na última terça-feira (1), o vereador Marcos Zanetti (PDT), a vice-presidente do PDT de Toledo e fundadora da Ong Embaixada Solidária, Edna Nunes, e a advogada Eliziane Alonso dos Reis, estiveram em Curitiba (PR) para buscar soluções para as demandas da cidade e apoio para os refugiados.

Na ocasião, reuniram-se com o líder do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Goura, que elogiou o trabalho realizado pela Embaixada Solidária, e também com os demais integrantes da bancada, deputados Nelson Luersen e Marcio Pacheco, ambos com base na Região Oeste.

Em seguida a comitiva de Toledo seguiu para o CEIM (Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas) onde trataram das demandas específicas dos estrangeiros.

“Também fomos à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar ), pois temos em Toledo uma demanda reprimida muito grande de habitação popular, e depois ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) onde discutimos os problemas das rodovias da região”, relatou Marcos Zanetti.

Embaixada solidária

A Ong trabalha desde o acolhimento (nascimento de bebês) até despedida (repatriamento de corpos em caso de morte) dos estrangeiros que chegam na cidade em busca de sobrevivência e reconstrução de vida. Em parceria com universidades, oferece apoio para regulamentação da documentação, aula de idiomas e de empreendedorismo, de forma que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho o mais rápido possível.

A Embaixada Solidária também ajuda a organizar moradia para os estrangeiros por meio de casas solidárias, de forma a diminuir o custo. Mais recentemente, a ONG conseguiu implantar uma horta solidária em um terreno abandonado, onde além de cultivar o alimento, os estrangeiros conseguem aprender e desenvolver novas habilidades com a terra.

PDT Toledo

Seguindo a orientação do PDT Paraná, o PDT de Toledo passa por um momento de reestruturação e fortalecimento com vistas às eleições de 2020 e 2022. Uma das maiores forças na Câmara Municipal, o partido conta com três vereadores, sendo que o líder da bancada, vereador Marcos Zanetti, já colocou seu nome à disposição para uma candidatura à prefeito de Toledo.

“Também estamos trabalhando para compor uma chapa forte de vereadores, tendo em vista que não teremos mais coligações”, afirmou Zanetti.