Em reunião virtual, Lupi homenageia os 92 anos de vida de José Maria Rabelo, fundador do PDT

PDT Rio de Janeiro
15/08/2020

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, participou nesta sexta-feira (14) da primeira reunião virtual municipal do PDT do Rio de Janeiro. Logo na abertura da reunião, Carlos Lupi deu início fazendo um balanço geral do partido diante as eleições municipais deste ano, no qual o PDT disputará com mais de mil pré-candidatos a vereador nos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Com a presença de representantes de vários municípios fluminenses, a reunião também teve a participação da vários pré-candidatos a prefeito no estado como a deputada estadual e pré-candidata a prefeita do Rio, Martha Rocha, Caio Viana, pré-candidato em Campos e Luiz Antônio, prefeito de Piraí.

Participaram também os militantes e dirigentes partidários, como o sindicalista Luiz Serafi, o ex-prefeito de Búzios Mirinho; e personagens da fundação do PDT, como Trajano Ribeiro, que elogiou a resolução da direção nacional, com Lupi à frente, de expulsar do PDT eventuais candidatos que se alinhem aos partidários de Bolsonaro.

A pedido de Lupi e sugestão do companheiro Sergio Caldieri, a reunião ordinária virtual do Diretório do PDT-RJ foi encerrada com uma salva de palmas para o companheiro José Maria Rabelo, fundador do partido ao lado de Brizola, que ontem completou 92 anos de vida – com muita coerência política e muito bem vividos.

Mais sobre José Maria Rabelo

Com saúde e lúcido, o jornalista e escritor José Maria Rabelo, fundador do PDT ao lado de Leonel Brizola, é um dos organizadores do ‘Encontro de Lisboa’, de 1979 – que reuniu na capital portuguesa os trabalhistas que viviam a diáspora do exílio desde 1964 e os que enfrentavam a ditadura no Brasil. Além de ser um dos redatores e principais signatários da Carta de Lisboa.

Presidente do PDT mineiro por 18 anos, fundador do jornal “Binômio”, precursor do “Pasquim”, José Maria Rabelo passou 16 anos no exílio. Com o golpe de 64 foi obrigado a viver na Bolívia, no Chile e na França. Jornalista nos mais destacados veículos da mídia mineira e brasileira, José Maria Rabelo escreveu vários livros, sendo o último deles, “Exílio”, lançado há dois anos, quando completou 90 anos, e deu a excelente entrevista no programa “Sempre um papo”, de Minas, onde falou longamente sobre sua vida e suas lutas por um Brasil e um mundo melhores.

José Rabelo fundou e criou o semanário “Binômio” em 1952, quando Juscelino Kubitschek governava Minas Gerais pelo PSD, que é considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil. Por sua atividade jornalística e política, teve de exilar-se na Bolívia, no Chile e na França.

No primeiro país, desenvolveu atividades jornalísticas, atuando nos principais jornais de La Paz. No segundo, abriu e dirigiu ‘La Librería de las Ciencias Sociales’, que, com seus seis endereços, se tornou a mais prestigiosa de Santiago. Porém, veio o golpe contra Allende em 1973, e foi obrigado a exilar-se, novamente, partindo para a França com toda a família.

Em Paris, ao lado de Mário Soares, também exilado e depois presidente de Portugal, organizou e dirigiu ‘La Librairie Portugaise et Brésilienne’, transformada posteriormente em ‘La Librairie-Centre de Pays de Langue Espagnole et Portugaise’, polo de referência e divulgação cultural daqueles países na capital francesa.