Em reunião com representantes do comércio em São Caetano, Elvis Cezar propõe desoneração e concessão de crédito ao setor


Ascom Elvis Cezar
13/07/2022

Nome do presidenciável Ciro Gomes em São Paulo, o pedetista participou de encontro com representantes da Associação Comercial e Industrial do município paulista

Desonerar o varejo e conceder crédito para o setor por meio dos bancos e agências de fomento do Estado, com juros acessíveis ao sistema produtivo, que já sofre com uma taxa Selic muito alta. Essas foram algumas das propostas apresentadas pelo pré-candidato do PDT ao Governo de São Paulo, Elvis Cezar, durante encontro com representantes da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul (ACISCS).

Nome do presidenciável Ciro Gomes em São Paulo e ex-prefeito de Santana de Parnaíba por dois mandatos, Elvis se reuniu com a entidade para apresentação de propostas que sejam capazes de retomar o crescimento do setor, um dos mais impactados nos momentos mais duros da pandemia de Covid-19 no estado.

“Um dos maiores absurdos cometidos pelo governo atual foi o aumento do ICMS para o segmento do comércio. Não se justifica um estado como São Paulo com superávit de R$ 54 bilhões ainda cobrar mais do setor produtivo criando entraves para a geração de emprego, e o que é pior, promovendo o desemprego em massa”, destaca o pedetista. “Além disso, o Governo do Estado, em nossa gestão, vai discutir diretamente com o setor políticas públicas que fortaleçam o nosso comércio, gerando emprego e renda para o povo paulista, além de conceder crédito para o setor por meio dos bancos e agências de fomento do Estado, com juros acessíveis”, complementou.

Aos 84 anos em exercício, a ACISCS é uma das entidades mais tradicionais de São Caetano do Sul, município do ABC Paulista com pouco mais de 160 mil habitantes e considerada, segundo critérios de desenvolvimento humano estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), uma das melhores cidades do Brasil para se viver.

No encontro dessa terça, Elvis criticou os rumos tomados pela gestão do então governador João Doria (PSDB), sobretudo durante a pandemia, em relação ao comércio – em que, sem políticas de apoio por parte do estado, viu fechar milhares de empreendimentos e de vagas de emprego duramente a pandemia.
“O setor do comércio foi um dos mais prejudicados pelo quase que total fechamento da economia em decorrência da pandemia, e a retomada ainda é lenta justamente pela ausência de políticas públicas de respaldo econômico”, afirma Elvis. Ele completa: “O que o governo da atual gestão fez foi impor quarentena e fechamento de comércio sem oferecer crédito ou outras contrapartidas para que a empresa pudesse se viabilizar e manter empregos. Assim, buscamos resolver um problema, mas criamos outro. As decisões para questões tão complexas não podem ser fruto de análises rasas, tampouco tomadas sem a orientação técnica e científica para isso”, define.
Biografia

Aos 46 anos e formado em Direito, Elvis é a aposta de um palanque forte para Ciro Gomes no Estado. Prefeito de Santana de Parnaíba por dois mandatos (2014 a 2020), Elvis encerrou sua gestão com 88,4% de aprovação, segundo pesquisa do Instituto MAS, e fez o sucessor nas eleições de 2020.

Durante os seus oito anos à frente da prefeitura, Elvis Cezar desenvolveu um modelo de gestão pública que se tornou referência para o Brasil. Ganhou inúmeros prêmios, como o certificado de Prefeito Empreendedor do Sebrae, segunda melhor Gestão Pública do Brasil em 2016 pelo Conselho Federal de Administração, melhor Administração Pública em 2019 pelo índice Firjan, melhor Sustentabilidade Fiscal em 2020 e a melhor Gestão Pública do Brasil em 2021, ambas pelo índice CLP (Centro de Liderança Pública).

Foi três vezes presidente do Consórcio Intermunicipal Oeste, o maior consórcio de cidades do Brasil e que representa a região com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo, e também duas vezes presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento de São Paulo, que contempla 39 cidades. Foi vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e conquistou um importante espaço na América do Sul ao compor o Mercado Comum de Cidades, o Mercocidades, como vice-presidente e titular da Comissão de Fomento.