Em reunião com prefeitos da América Latina, Edvaldo Nogueira apresenta modelo de transporte público de Aracaju (SE)


Prefeitura de Aracaju (SE)
16/03/2021

O prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT) participou, nessa segunda-feira (15), da reunião de prefeitos, promovida pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). O evento, realizado virtualmente, reúne gestores municipais de vários países da América Latina e tem como tema, neste ano, “Por uma recuperação inclusiva e sustentável das cidades”.

Na mesa de discussão, o prefeito Edvaldo falou sobre mobilidade urbana e infraestrutura e destacou a importância do evento para agregar conhecimentos e ajudar na gestão de problemas cotidianos.

“Os eventos do BID são sempre uma importante ferramenta para troca de experiências e para conhecermos alternativas para os problemas que enfrentamos cotidianamente. É também uma oportunidade de expor as ações e projetos que estão dando certo em Aracaju. No evento de hoje, pude apresentar o nosso projeto de mobilidade urbana, a partir do qual implementamos quatro corredores de transporte, a semaforização inteligente e a recuperação da infraestrutura das nossas principais avenidas”, destacou o prefeito.

Em sua apresentação, Edvaldo abordou ainda a importância das ciclovias e o trabalho que realizou, em todos os seus mandatos, para expandir essa malha viária em Aracaju.

“Nós temos uma rede de mais de cem quilômetros de ciclovia em Aracaju, que é uma cidade de pouco mais de 670 mil habitantes. É uma rede de ciclovias que construímos e temos trabalhado na sua conservação e expansão. O próximo desafio é integrá-la ao nosso sistema de transporte coletivo”, afirmou o gestor.

O prefeito também apresentou aos gestores municipais de outros países o modelo de transporte público integrado da Grande Aracaju.

“Temos aqui um sistema integrado de transporte. São passageiros de quatro cidades da região metropolitana que utilizam a mesma passagem para se locomover em vários terminais de integração. É um modelo bem-sucedido que precisa ser aprimorado cada vez mais”, frisou Edvaldo.

Combinação de políticas públicas

Na abertura do evento, o presidente da Colômbia, Ivan Duque, afirmou que as cidades precisam combinar quatro grandes agendas políticas: desenvolvimento e crescimento econômico; infraestrutura, conectividade e segurança; investimentos em Saúde e Educação para assegurar mais qualidade de vida para a população; e sustentabilidade.

“Todas essas grandes políticas precisam estar harmonizadas com a agenda da inovação”. Duque ponderou ainda que é preciso “uma parceria com o setor empresarial para alcançarmos o desenvolvimento econômico e assegurarmos a proteção do meio ambiente”.

Para o pedetista Edvaldo, a linha de argumentação do presidente da Colômbia tem similaridade com seu pensamento, sobretudo, quando defende o protagonismo das cidades como principal mecanismo para a retomada do desenvolvimento no país.

“Tenho afirmado reiteradas vezes que vivemos o século das cidades. É nas cidades onde a vida acontece efetivamente e é a partir delas que devemos trabalhar a retomada do desenvolvimento, de modo que entendo que esta agenda deve pautar as gestões e ações dos governantes”, afirmou o prefeito de Aracaju.