Em reunião com Banco Interamericano de Desenvolvimento, Edvaldo Nogueira apresenta iniciativas de Aracaju para construção de cidade sustentável


Prefeitura de Aracaju (SE)
12/08/2021

A retomada verde em regiões metropolitanas. Este foi o tema do evento virtual do qual o prefeito de Aracaju (SE) Edvaldo Nogueira (PDT) participou, nessa quinta-feira (12), a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Voltada para gestores e especialistas, a live teve como propósito tratar os desafios enfrentados pelas cidades para requalificar as estruturas públicas e alcançar maior eficiência energética e migrar para fontes de energia limpas e renováveis. O gestor apresentou as iniciativas bem sucedidas da administração municipal nesta área, com destaque para a modernização do parque de iluminação pública em curso na capital sergipana.

“Acredito na urgência do protagonismo dos municípios na pauta ambiental. Já há muitos municípios brasileiros atuando com foco na sustentabilidade. Aqui em Aracaju,  por exemplo, todo novo projeto que desenvolvemos tem como base a premissa da construção de uma cidade mais sustentável. É algo que está presente no nosso Planejamento Estratégico e que temos seguido de maneira muito efetiva porque acreditamos que a construção deste modelo envolve, não apenas o ponto de vista econômico  e social, mas também o ambiental. Estamos trabalhando hoje na construção de um futuro melhor para aracajuanos”, destacou Edvaldo.

Na interação com o público do evento, o prefeito detalhou como se deu a PPP da Iluminação Pública em Aracaju.

“Elaboramos um edital justo, que permitisse concorrência e que tivesse rentabilidade para o setor privado, mas que o município não viesse a perder a sua capacidade gestora. Para isso, a Prefeitura firmou parceria com a Caixa e com o Banco Mundial, através do IFC. Além disso, montamos uma equipe multidisciplinar, com gestores e técnicos da nossa administração. O próximo passo foi o pregão na Bolsa, com o maior número de empresas interessadas. Ainda no final do ano passado, três meses após o leilão, assinamos o contrato e, este ano, já iniciamos a execução que, na última terça-feira, já avançou para  a troca das lâmpadas”, expôs o prefeito.

Em sua participação, o prefeito também detalhou outras ações que já estão sendo colocadas em prática dentro da temática.

“Outra iniciativa adotada pela Prefeitura foi a implantação do AjuInteligente, uma plataforma que permite ao cidadão ter acesso aos serviços ofertados pelos órgãos municipais, de forma digital. São mais de mil serviços que passaram a ser oferecidos virtualmente. Unindo tecnologia e sustentabilidade, também  implantamos o 1DOC, uma ferramenta para os trâmites internos e para gerenciamento de documentações ”, frisou Edvaldo.

“Com isso, hoje, não temos mais a circulação de papel nos setores da administração, o que nos permite contribuir com o meio ambiente, já que a quantidade de papel que deixa de ser utilizado representa poupar 150 árvores e 11,5 milhões de litros de água, por mês. Além disso, elaboramos dois programas de extrema importância e que reforçam essa nossa missão de construir um futuro melhor, mais sustentável para Aracaju, que são o Cidade Resiliente e o Cidade do Futuro, este último com grande foco na Zona de Expansão”, completou o prefeito de Aracaju.

Edvaldo defendeu, ainda, que os municípios formem consórcios para que possam viabilizar projetos de eficiência energética, notadamente para a iluminação pública. O prefeito ressaltou que a FNP tem disponibilizado projetos para que os municípios, sobretudo os de pequeno e médio porte, sejam estimulados a aprofundar o conhecimento sobre o tema e assim possam desenvolver iniciativas neste campo.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer a plataforma Enerflix, desenvolvida para auxiliar os municípios brasileiros na economia de energia, capacitando, de forma online e gratuita, os servidores para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética e geração distribuída. A ferramenta foi apresentada pelo diretor técnico da iX Estudos e Projetos, Fábio Horta, que é responsável pela plataforma, elaborada com o apoio do BID e do Fundo Especial Japonês.