Em Porto Alegre, Brizola Neto anuncia 1 milhão de vagas em cursos de qualificação

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terá 1 milhão de vagas que serão abertas em cursos de qualificação até o final do ano. Desse total, dois terços serão gratuitas. O anúncio foi feito pelo ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, que participou nesta sexta-feira de uma reunião com o prefeito José Fortunati. Na primeira visita como ministro a Porto Alegre, Neto estava acompanhado da irmã e deputada estadual, Juliana Brizola (PDT).

Segundo o ministro, a coordenação do Pronatec será dividida com o ministério da Educação (MEC). A visita ao prefeito teve o objetivo de consolidar a parceria da União com os municípios. “Dependemos 100% das prefeituras para execução dos programas do governo federal na área da qualificação profissional”, destacou.

Para Brizola, a parceria com as prefeituras é importante porque as coisas acontecem nas cidades. Segundo ele, o grande desafio do ministério do Trabalho e Emprego é aumentar a produtividade no Brasil. “No entanto, jamais vamos fazer isso com a retirada de direitos e garantias dos trabalhadores, comentou.

De acordo com o ministro, o caminho para um País forte passa para aumentar a produtividade pela oferta de cursos profissionalizantes e investimentos pesados na educação brasileira. “Queremos um profissional bem preparado para que ele possa ocupar postos mais qualificado de trabalho”, acrescentou.

Segundo Fortunati, a prefeitura já mantém convênios com o ministério para a realização de cursos de qualificação profissional. Este ano, a Secretaria Municipal do Trabalho Emprego projeta a criação de oito mil vagas em cursos na parceria com o governo federal, através dos programas Pronatec e Setorial de Qualificação (PlanSeQ). Os cursos de qualificação em Porto Alegre oferecem vagas em 40 especialidades, em áreas como comércio, serviços, construção civil, hotelaria, indústria e empreendedorismo.

Conforme o ministro, será reajustado os valores para convênios de qualificação profissional. “Com isso vai possibilitar, por exemplo, parcerias com as redes do Sistema S, que tem experiência e reconhecidos resultados em capacitação”, ressaltou. Brizola Neto afirmou que escolheu começar o roteiro de viagens aos municípios brasileiros por Porto Alegre, que é sua cidade natal.

www.correiodopovo.com.br