Roberto Cláudio inaugura Academia do Professor Darcy Ribeiro em Fortaleza (CE)


Prefeitura de Fortaleza
25/10/2019

Na manhã dessa quinta-feira (24), o prefeito Roberto Cláudio (PDT-CE) e o governador Camilo Santana (PT) inauguraram o Centro de Formação e Assistência aos Profissionais da Rede Municipal de Ensino em Fortaleza, a Academia do Professor Darcy Ribeiro. Cerca de 13 mil educadores da Rede Municipal de Ensino devem utilizar o equipamento, que vai oferecer uma rede de serviços de formação e qualificação, além de assistência à saúde.  Também participaram da inauguração a secretária municipal de Educação (SME), Dalila Saldanha, o senador Cid Gomes (PDT-CE), entre outras autoridades.

Roberto Cláudio destacou que a academia é fruto de um compromisso assumido durante a última campanha, com o intuito de prestigiar o profissional da educação.

“Este espaço será, principalmente, um espaço de formação, já que temos várias salas de aula, inclusive algumas com estrutura de educação a distância, para ser um centro de formação permanente e qualificação dos professores. Mas é também um espaço para outras atividades. Através de parcerias com o IPM e algumas universidades, será possível a prestação de serviços de assistência à saúde. Eles também terão acesso a atividades de esporte e lazer. A ideia é ser um lugar de reunião e convivência, mas, acima de tudo, é uma política de apoio e assistência ao trabalho importante do professor”, afirmou o prefeito.

Totalizando uma área de 4.400m², a Academia do Professor conta com espaço cultural, auditório com mais de 300 lugares, piscina, ginásio poliesportivo, salas de aula, brinquedoteca, sala de inovação e biblioteca. Pensando na capacitação dos profissionais, o local terá também um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta de especializações em diversas áreas.

A implantação da academia constitui o marco inicial do Programa Municipal de Promoção da Saúde Integral do Profissional da Educação (Prosipe), fruto de parceria entre a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto de Previdência do Município (IPM).

O Prosipe prevê a implantação de um programa de qualidade de vida, melhoria da saúde e bem-estar, aulas de dança, hidroginástica, ginástica, treinamento funcional e programas esportivos. O equipamento passa a funcionar com todas as atividades a partir do próximo mês. Para conhecer e utilizar os serviços, os professores terão acesso a uma plataforma e poderão se inscrever de forma online.

Dalila Saldanha afirma que o novo serviço dará mais suporte e irá melhora ainda mais o ensino do estado.

“Segunda-feira a plataforma já estará aberta no nosso portal e os profissionais já vão poder se inscrever nas ações que vão iniciar no dia 4 de novembro. Eles terão suporte não só na área de capacitação profissional continuada, mas também no cuidado e atenção à saúde nas áreas de nutrição, saúde do movimento, saúde vocal e mental. Todas vão convergir para que a gente possa continuar apoiando o professor dentro da sala de aula, dando suporte à gestão escolar e, assim, melhorar ainda mais os indicadores do nosso município educacional e do Ceará, que já é um exemplo para o Brasil”.

A academia compõe as ações do programa “Juntos por Fortaleza”, convênio da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado. Trata-se de um investimento de R$ 5,4 milhões em uma área considerada prioritária para qualquer município, estado ou país, como afirmou o governador do estado do Ceará, Camilo Santana.

“A educação é o caminho para transformar e dar oportunidade às pessoas. E este equipamento vem para olhar, acolher bem e cuidar daquilo que é mais importante, os nossos professores, nossos educadores. Eles se dedicam em salas de aula, no acompanhamento dos alunos, pesquisas, e é isso que o Roberto tem feito aqui em Fortaleza, que melhorou significativamente seus resultados na área da educação”, disse.

De acordo com a professora Regina Coeli, que atualmente é coordenadora em uma escola da Prefeitura, a Academia é um marco e chega para iniciar um novo ciclo na Rede Municipal de Educação.

“O professor tem vários danos causados pelo exercício de sua função. Nesse sentido, a academia abre novos horizontes, trazendo ao educador mais qualidade de vida. Nosso prefeito tem esse olhar porque é médico e proporciona aos profissionais do municipio este tipo de estrutura, garantindo um futuro promissor”, comentou.