Em Fortaleza (CE), José Sarto assina projeto que cria o “Juventude Digital”


Prefeitura de Fortaleza (CE)
14/09/2021

O prefeito de Fortaleza (CE) José Sarto (PDT) enviou à Câmara Municipal, nessa segunda-feira (13), o projeto de lei que cria o Programa Juventude Digital. Durante live nas redes sociais, ele afirmou que o objetivo é transformar a capital do Ceará em líder na economia digital do País. Compromisso assumido no Plano de Governo, o programa tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda. A meta é abrir 4.000 vagas para capacitação gratuita somente este ano e 12.500 por ano a partir de 2022.

“Fortaleza tem uma população enorme de jovens de 15 a 29 anos, e é importantíssimo implementar ações para esse público. O Juventude Digital é uma conexão com o futuro e vai se tornar política pública permanente para promover a inclusão de jovens, com geração de emprego e renda. Fortaleza tem um cinturão digital fantástico, e nosso objetivo é ser a Capital que vai implantar uma das maiores economias digitais do País. Juntos, vamos executar essa política”, enfatizou Sarto.

O Juventude Digital, fruto da parceria da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), será dividido em três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Sebrae-CE. Todos serão gratuitos e realizados nos formatos online, presencial e híbrido.

De acordo com o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, Fortaleza, como a maior economia do Nordeste, é uma cidade de vanguarda, e não poderia ser diferente na área da economia digital.

“Ainda não somos líderes da economia digital no Nordeste, mas essa é a meta até o final da gestão Sarto, e ficar no top 5 do Brasil na área. Esse programa é, essencialmente, de desenvolvimento econômico da Cidade, para capacitar esses jovens de áreas de baixa renda e colocar num mercado que está superaquecido, sobrando emprego em Tecnologia da Informação e faltando mão de obra, então a gente quer fazer essa ponte. Vamos ter sucesso nessa política e mudar a face econômica de Fortaleza”, salientou Sabóia.

Estão sendo fechadas parcerias com empresas privadas, players do mercado internacional, e universidades públicas, informou o presidente da Citinova.

Conhecimentos e mercado de trabalho

Após aprovação do projeto na Câmara, a Prefeitura irá lançar um portal por onde os interessados poderão se cadastrar para participar. Haverá cursos de curta e longa duração.

Tendo como primeiro eixo a formação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública, o programa ofertará duas mil vagas nesta etapa. Segundo a secretária da Educação, Dalila Saldanha, a inclusão digital fará parte da matriz curricular.

“Os jovens estarão no ensino de tempo integral e a gente vai incluir o conteúdo do Juventude Digital na dinâmica da matriz curricular. Assim, eles já terão oportunidade de conhecer o mercado de trabalho e acesso aos conhecimentos dessa área. Além disso, todos os estudantes participantes do programa serão contemplados com o Programa Bolsa Nota Dez, já aprovado. Isso vai ser mais um incentivo para que os estudantes concluam com sucesso o programa”, explicou.

O Programa Nota Dez também faz parte do plano de governo do prefeito José Sarto, aprovado pela Câmara Municipal no último dia 25 de agosto. A iniciativa oferece 2 mil bolsas de monitoria no valor de R$ 200 cada.

Também assinaram o projeto de lei para encaminhar à Câmara Municipal o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, o coordenador de Políticas Públicas de Juventude, Davi Gomes, e o líder do governo na Câmara Municipal, Gardel Rolim.