Em evento histórico, PDT do Paraná reúne centenas em Guarapuava


Ascom PDT do Paraná
28/10/2019

Centenas de pessoas se reuniram no último sábado (26), em Guarapuava (PR), no maior evento de formação já realizado pelo PDT Paraná. Com foco na reconstrução coletiva do partido e na definição de uma pauta com base nas bandeiras Trabalhistas a serem apresentadas nas eleições de 2020, o evento reuniu lideranças de todas as regiões do Estado, representantes dos movimentos de base, além de vereadores, prefeitos, parlamentares e dirigentes partidários.

“Estamos sim vivendo um novo momento. Dá para sentir que o PDT está se transformando em um novo partido. Estamos trabalhando em todas os diretórios municipais do partido”, afirmou o presidente do PDT Paraná, André Menegotto, ao falar sobre o projeto de reestruturação partidária, inclusivo e descentralizado, em andamento no Estado.

Menegotto ressaltou que o grande desafio é conectar o Paraná com o Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido pelo PDT Nacional. “Precisamos fazer com que o Paraná consiga entender esta mensagem e, assim, organizar as campanhas em 2020 e 2022”, observou.

Nesse sentido, o presidente do PDT destacou a importância da atuação da bancada pedetista na Assembleia Legislativa do Paraná, composta pelos deputados Goura (líder), Nelson Luersen e Marcio Pacheco. “Nossa bancada é formidável, é hoje uma referência política e partidária e tem sido fundamental na reconstrução do PDT no Paraná”.

A atuação do deputado federal Gustavo Fruet também foi elogiada por André Menegotto. “O Gustavo vem demonstrando, a cada dia, o seu compromisso com a agenda partidária no Congresso Nacional. É um excelente parlamentar e tem contribuído muito nesse processo de reestruturação”, frisou.

Organização de Base

Organizador do Seminário, o vereador por Curitiba, Marcos Vieira, falou da importância da organização da base partidária e da construção coletiva.

“Mais importante do que quem está na frente, somos nós, que estamos aqui na base. Porque se nós não fizermos a sustentação desse projeto, é muito difícil que ele se viabilize e seja concretizado”, avaliou.

Vieira também chamou atenção para o fato de que “muitas vezes a gente tem um projeto de nação e espera que quem está lá em cima possa conduzir. Mas nós, que queremos um PDT que seja protagonista na história, temos que trabalhar juntos na construção do partido”.

Unidade de postura partidária

O deputado Nelson Luersen, que usou a palavra na abertura do evento representando a bancada do PDT na Alep, falou da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no PDT Paraná. “Organizar partido não é fácil. A gente tem que ter muita paciência e determinação para não perder ninguém. E o intuito desses coordenadores regionais é não perder ninguém e ampliar ainda mais essas lideranças”, disse ao citar a formação das 12 coordenações regionais.

Em vídeo enviado exclusivamente para o Seminário, Ciro Gomes elogiou a iniciativa do PDT Paraná e ressaltou que “os vereadores e vereadoras são o elo mais confiável da nossa Democracia”.

Gustavo Fruet, também em vídeo, citou três pontos importantes que o partido deve estar atento nas próximas eleições: o fim das coligações para eleições proporcionais, o fortalecimento dos partidos e o financiamento das campanhas, e o impacto do cenário político nacional. “Vivemos um momento inédito no Brasil. Uma confusão no partido do presidente (PSL) e precisamos avaliar qual será o impacto disso nas próximas eleições”, observou ao reforçar que o momento exige unidade e postura partidária.

PDT Guarapuava

O vereador Dogney, que preside o PDT de Guarapuava, parabenizou o partido pela realização do evento. “Isso é muito importante, mostra que o PDT está voltando mais forte, mostra que a união do PDT continua e que estamos lutando pela população”, disse.

Para o coordenador regional, Paulo Syritiuk, é o momento de reforçar o sentido nacionalista que o PDT traz na sua bandeira. “É um partido de luta. Nós temos projeto nacional. E isso é importante. Me orgulho muito de ser pedetista. Identidade de nação brasileira”, afirmou ao parabenizar a iniciativa do PDT Estadual na realização do Seminário.

“Quanto o André Menegotto assumiu a gente tinha um sentimento de estarmos todos dispersos e agora a gente está sentindo essa unidade. A gente começa a falar do PDT e a gente começa a ver os pedetistas se desentocando. Nós respeitamos os demais, mas nós temos um projeto de nação diferente, não temos um projeto de poder. Vamos agir na localidade para começar a transformar a sociedade”, finalizou.

O evento contou com uma extensa programação de palestras e painéis que se estendeu até o fim da tarde, quando foi criada a Frente Estadual de Vereadoras e Vereadores, presidida pelo vereador Marcos Vieira.