José Sarto ressalta em entrevista parceria com Governo do Estado que beneficiará a população de Fortaleza (CE)


Ascom José Sarto
28/10/2020

Durante entrevista ao Jornal Jangadeiro, da Rádio Band News FM 101.7, na manhã desta quarta-feira (28), o candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, enfatizou parceria administrativa que já existe na Capital com o governador Camilo Santana (PT) e assegurou que vai otimizar esse diálogo para beneficiar ainda mais a população fortalezense. Sarto ressaltou que conversa todos os dias com Camilo. “O que nos une são as ideias, são os projetos de uma cidade inclusiva”, destacou.

O candidato mencionou o programa “Juntos por Fortaleza”, que atesta uma parceria já existente e fluida entre o prefeito Roberto Cláudio e o Governo do Estado. “Onde o Governo interfere, ajuda diretamente em saneamento, drenagem, pavimentação, areninhas, policlínicas. E nós vamos fazer essa interlocução se tornar ainda mais fluida, mais rápida e célere para beneficiar Fortaleza”, disse Sarto.

De acordo com o pedetista, a população já entende muito bem que a soma de esforços, ideais e projetos entre Roberto Cláudio e Camilo é benéfica para a cidade. Ele acrescentou que, nestas eleições, representa um projeto impessoal e busca trabalhar por uma cidade mais justa, oferecendo a melhor qualidade do serviço público possível.

Ainda sobre o diálogo com Camilo, Sarto destacou que integra o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus desde a criação. “Converso com Camilo todo dia, até porque temos três reuniões semanais sobre acompanhamento do Covid”, disse, reforçando que é presidente da Assembleia e Camilo tem enviado Mensagens à Casa para ampliar as ações contra a Covid-19.

Outro bom indicativo da parceria administrativa que já existe, segundo o candidato, é a condução da pandemia liderada por Camilo no Estado e em Fortaleza por Roberto Cláudio, uma referência em todo o País. “Fortaleza conseguiu (responder) de uma forma rápida. O Roberto construiu um hospital em 24 dias. Imagina aí se não tivéssemos construído seis UPAs, quatro policlínicas, o José Frota 2? Como estaria a saúde do fortalezense nessa pandemia?”, questionou.

Recuperação econômica

Sarto afirmou que, se eleito, realizará um grande programa de recuperação econômica em Fortaleza para minimizar os efeitos da pandemia. Neste contexto, estão incluídos dois projetos: o Crédito Fortaleza e Nossas Guerreiras. O primeiro possibilitará o refinanciamento de dívidas para famílias pobres. O segundo garantirá microcrédito de R$ 3 mil para mulheres chefes de família, que terão uma carência de seis meses, sem cobrança de juros.

Segundo Sarto, Fortaleza tem capacidade de crédito externa e interna ainda não totalmente explorada, o que garante fonte de recursos. A ideia é que a Prefeitura crie um fundo de aval para ser garantidora de financiamento às pessoas assistidas pelos projetos. A iniciativa dá capacidade de negociação, reduzindo juros e levando à adimplência. “(A pessoa) Volta a ter o nome positivado, volta a produzir e volta a girar a roda do consumo e da economia”, explicou.