Em Curitiba (PR), Ciro debate geração de empregos e retomada dos direitos trabalhistas

Foto: Eduardo Matysiak

Por Silmara Cossolino
03/09/2018

O pré-candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, teve uma agenda cheia de atividades no último final de semana. Ela começou no sábado, pela manhã, na Sul do País, e terminou na região Sudeste, no domingo, acompanhado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e outras lideranças.

No sábado, em Curitiba (PR), com o candidato do PDT ao Senado Federal, Nelton Friedrich, o presidenciável esteve no centro da capital,  em visita à Pastoral da Criança e no Museu da Vida. Depois, os pedetistas participaram de um encontro com trabalhadores, dirigentes e lideranças sindicais no evento “Eleições 2018 – O Brasil tem jeito” promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba-PR.

Durante o evento, Ciro conversou com líderes sindicais sobre as principais propostas para retomar o crescimento do Brasil, com foco na geração de empregos e retomada dos direitos trabalhistas. Um dos temas que preocupa a categoria é a aposentadoria. No seu programa de governo, Ciro defende o debate aprofundado sobre a questão da previdência.

A ideia, de acordo com o presidenciável, é usar modelos que já deu certo em outros países: criar um sistema público de capitalização em que o trabalhador faz uma espécie de poupança para pagar a própria aposentadoria, mas prevendo um período de transição para que ninguém seja prejudicado. Na ocasião, o pedetista recebeu das mãos de Paulo José Zanetti – que é vice-presidente nacional do Sindicato dos Aposentados – um documento com pautas importantes para os aposentados brasileiros.

“Esse é um tema muito sério e queremos debater com toda a sociedade. Nosso país tem aumentado a expectativa de vida e precisamos nos preparar para uma população cada vez mais velha viver com dignidade”, disse.

Ainda em Curitiba, Ciro foi o primeiro candidato a assinar um compromisso com a Campanha Mobilidade Ativa nas Eleições 2018 para garantir a criação de políticas públicas focadas em mobilidade urbana.

Já em Londrina, outro município paranaense, Ciro terminou a tarefa do dia no encontro com Coletivo Sindical de Londrina e Região. Ele esteve acompanhado do candidato do PDT ao Senado, Nelton Friedrich, do candidato a governador João Arruda, do candidato a deputado federal Barbosa Neto e do candidato a deputado estadual Sandro Adão.

“O Brasil está pedindo a cada um de nós, que nós possamos dar ao país, sem violência, agressão, aquilo que estiver ao seu alcance. São 34 dias e o Brasil está nos pedindo uma militância. E eu preciso ajudar a militância para entender o que precisamos pedir ao povo brasileiro”, disse, referindo-se à situação macroeconômica do país.

Nesse sentido, citou os números alarmantes de desemprego, da violência contra a mulher, da crise socioeconômica que o País enfrenta. Ele chamou atenção também para 220 mil pontos de comércio fechados nos últimos três anos e das 13 mil indústrias que pararam de produzir.

O pedetista falou, ainda, da necessidade de mobilizar a sociedade brasileira para entender a natureza da “doença” que se instalou no Brasil e falou do seu sonho de unir essa grande nação.

No domingo (2), Ciro visitou a Associação dos aposentados e pensionistas em Jundiaí, interior de São Paulo. Na ocasião, o presidenciável falou sobre as propostas que tem para País, sendo que uma delas é a reforma da previdência. Ele pretende discutir amplamente esse tema com toda a sociedade para propor um modelo que não prejudique a população que fica cada vez mais velha e que no momento que mais precisa não tem amparo do governo.