Em comissão, Carlos Pimenta discute o atraso de repasses para saúde

Ascom deputado esttadual Carlos Pimenta
03/07/2019

A Comissão de saúde, sob o comando do deputado estadual Carlos Pimenta (PDT-MG), realizou em Varginha, município localizado no Sul de Minas Gerais, audiência pública que discutiu as dificuldades enfrentadas pelos hospitais devido à falta de repasses por parte do estado e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). A reunião foi proposta pelo deputado estadual Professor Cleiton (DC) que definiu o Hospital Regional de Varginha como referência de saúde para toda a região.

O encontro aconteceu no Theatro Capitólio e reuniu autoridades locais e representantes de instituições de saúde do Sul de Minas. Entre outros temas, parlamentares da Assembleia Legislativa cobraram regularização dos repasses.

Carlos Pimenta lembrou que a situação dos hospitais em Minas é precária há muitos anos, por causa das dificuldades financeiras do estado.

“O governo deve mais de R$ 3 bilhões aos hospitais mineiros. Outros recursos (repasses retidos) foram devolvidos, mas a saúde ainda não foi contemplada, o que traz muita dor aos pacientes que dependem exclusivamente do SUS”, salientou. De acordo com o parlamentar que também é médico, a saúde pública no estado está um verdadeiro caos.

“Na verdade o ex-governador Pimentel deixou a nossa saúde na pior situação de todos os estados brasileiros. Com uma dívida imensa com os municípios e os hospitais”, afirmou.

Diante disso, Pimenta comenta que a Comissão está procurando identificar os problemas que afetam a saúde pública.

“Tivemos vários contatos com o Secretário de Estado, pra que a partir de agora, no segundo semestre, ele possa apresentar um plano de recuperação desses hospitais, visando a urgência e emergência, os SAMUs e tentar ver se a gente encontra um modelo para tirar a saúde pública de Minas Gerais do caos em que se encontra e ver se até o final do ano o estado honre com seus compromissos” finaliza.