Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, José Sarto assina criação do Observatório de Juventude de Fortaleza


Prefeitura de Fortaleza (CE)
12/08/2021

No Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta quinta-feira (12), o prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), assinou o Decreto nº 15.083/2021, que cria o Observatório de Juventude de Fortaleza. O Observatório tem como objetivo gerar números e indicadores para direcionar as políticas públicas para a juventude da capital.

A primeira ação do Observatório será a divulgação dos resultados da pesquisa “Fortaleza: Pandemia e as Juventudes”, o que ocorre nesta quinta-feira, a partir das 09h, durante o webinário “Desafios das Juventudes de Fortaleza”, transmitido ao vivo no canal JuvTV, no YouTube.

Realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, o webinário discutirá ainda as atividades desenvolvidas pelo Comitê Executivo Municipal pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (Cempha) e o painel de avaliação dos 10 anos do Plano Municipal de Juventude.

O prefeito parabenizou a Coordenadoria de Juventude pelas iniciativas e reforçou a importância do Observatório para a cidade.

“Com esse instrumento, serão desenvolvidas pesquisas com foco nos nossos jovens, um passo fundamental para subsidiar políticas públicas na nossa Cidade. Nosso objetivo é garantir direitos, promover a inclusão social e estimular o protagonismo juvenil. Esse olhar atencioso sobre os jovens é uma prioridade da gestão. Um compromisso que, não tenho dúvidas, contribuirá para gerar muitas oportunidades”, ressaltou o gestor.

O decreto também regulamenta a implantação e o funcionamento do Observatório de Juventude como núcleo de pesquisa, com o intuito de oferecer condições para o desenvolvimento de políticas públicas de juventude e despender esforços para melhoria da capacidade de jovens em situação de vulnerabilidade ou que residam em territórios com indicadores sociais que precisam ser melhorados.

Os resultados do estudo serão debatidos ao longo de quatro eixos temáticos: Educação, Cultura e Vida Pública; Ativação Econômica, Economia Criativa e Empreendedorismo; Saúde e Segurança (mental, física e alimentar) e Agravos e Perspectivas.