Em Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira participa da posse da diretoria do consórcio para compras de vacinas

Prefeitura de Aracaju (SE)
30/03/2021

O prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT), participou, na manhã desta terça-feira (30) da cerimônia virtual de posse da diretoria e do conselho fiscal do Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. A chapa única, intitulada “Conectados pelo Brasil”, foi escolhida ontem, dia 29, em eleição realizada através do site do consórcio, com um total de 2.970 votos. Com a participação de mais de 2 mil municípios, o conselho será presidido pelo prefeito de Florianópolis/ SC, Gean Loureiro, que terá um mandato de dois anos.

No evento, o consórcio recebeu a primeira doação privada, da empresa Natura, no valor de R$ 4 milhões. Também foi firmada parceria com o banco Santander, que será o operador financeiro do consórcio. Sobre as vacinas, o presidente Gean Loureiro informou que já se encontra em tratativas com os Estados Unidos para empréstimo das doses da Astrazeneca para o Brasil e com a Organização Panamericana da Saúde para que interceda junto ao consórcio Covax Facility para ampliar a participação brasileira na aquisição de imunizantes.

Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira, que é o vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), expressou alegria ao participar da reunião e afirmou a importância do consórcio para a população brasileira.

“Esse consórcio é muito importante porque ele representa a união de todos nós, prefeitos, governadores, governo federal, para que juntos, possamos encontrar melhores soluções para esse enfrentamento e, sobretudo, para o avanço da vacinação dos brasileiros. Acabamos de dar vida a um consórcio plural, que congrega pequenas e grandes cidades”, destacou o pedetista.

Ao acompanhar a solenidade de posse, Edvaldo enfatizou que a escolha da diretoria ocorreu “em votação unânime, uma chapa única, com o prefeito Gean Loureiro como presidente e com a participação de São Paulo, que nos ajudará nas relações internacionais, o que é muito positivo”.

O gestor de Aracaju ressaltou ainda a importância da participação de outras grandes cidades no consórcio, como Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador, o que, segundo ele, “vai colaborar de maneira efetiva  na articulação com os laboratórios para compra de vacinas”.

“Conseguimos reunir prefeitos de pequenas, médias e grandes cidades, prefeitos de vários partidos para alcançarmos um bem comum, que é resolver a questão da vacinação. Estamos unidos em defesa do Brasil, da ciência e da vida. Estamos dando um exemplo de que é possível nos juntarmos para combater o coronavírus e ajudar a população brasileira”, expressou o prefeito.

“Maior consórcio de saúde do País”

Já empossado, o presidente do Conectar e prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, disse que estar à frente do consórcio representa “um desafio, que tem grandeza difícil de mensurar”. Ele também salientou que a formação de um grupo “com essa envergadura, era algo inimaginável, mas conseguimos”. O presidente do consórcio também destacou que “a marca do Conectar será seu papel conciliatório”.

Constituição do consórcio

O Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, foi instituído no último dia 22 de março, durante assembleia virtual em que foi aprovado o estatuto. Após sua constituição, foi aberta votação para escolha da diretoria e conselho fiscal, permanecendo até o dia 29.  Ao todo, foram 682 eleitores que corresponderam a 2.970 votos, já que o peso de cada voto varia de acordo com o número de habitantes por municípios. Cerca de 2.602 municípios manifestaram interesse em aderir ao consórcio público nacional e mais de 1,8 mil cidades já tiveram as leis autorizativas aprovadas nas Câmaras Municipais.

O Conectar, responsável por representar duas mil cidades brasileiras, dentre elas, 22 capitais, o que representa mais da metade da população brasileira, terá como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, o prefeito de Belém/PA, Edmilson Rodrigues, e a prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro. Ao todo, a chapa possui 15 prefeitos na diretoria – com representantes de cada região do país – e seis no conselho fiscal, sendo três titulares e três suplentes, como previsto no estatuto.