Em 1968, Lígia Doutel recebeu a rainha Elizabeth II no Congresso Nacional


Ascom PDT do Rio de Janeiro
09/09/2022

Deputada trabalhista exaltou a representatividade da monarca do Reino Unido na única visita ao Brasil

Na única visita ao Brasil, em novembro de 1968, a rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, foram recebidos pela deputada federal Lígia Doutel, do antigo PTB, durante sessão solene do Congresso Nacional, em Brasília (DF). A monarca faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia.

Ocupando a tribuna do parlamento brasileiro, a deputada trabalhista – reconhecida pelo enfrentamento da ditadura militar que depôs, dois anos antes, o presidente da República João Goulart – exaltou a representatividade da monarca do Reino Unido, então com 42 anos de idade e 15 de reinado.

“Em nome do povo, saúdo Vossa Majestade, Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, Rainha da paz”, destacou.

Sobre o vínculo histórico entre as nações, a esposa do advogado e jornalista Doutel de Andrade citou os progressos econômicos acumulados no século XX.

“Com o estímulo e a solidariedade da Empresa Mercantil inglesa, criou-se, neste país, o espírito empresarial através de um capitão de negócios, o Barão de Mauá, fundador da economia nacional”, relatou.

“Nas letras, artes e ciências, os homens de cultura do Brasil sempre encontraram uma fonte inesgotável no opulento patrimônio espiritual da Grã-Bretanha”, completou.

Para conferir a íntegra do discurso resgatado pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), acesse aqui a nova edição do podcast “A Voz Trabalhista”.